Contabilidade para Médicos

Dada à complexidade da estrutura operacional das unidades hospitalares, clínicas e consultórios, é importante obter uma contabilidade especializada no segmento médico para um controle mais aguçado, a fim de que sejam evitados prejuízos operacionais em determinadas áreas, como fiscais, trabalhistas e tributário. A proposta desta contabilidade para médicos é apresentar trimestralmente relatórios como diagnóstico da atual situação da clínica, oferecendo importantes soluções para um planejamento tributário, reduzindo a carga de impostos da empresa, atender a parte burocrática referente ao Conselho Regional de Medicina sobre regularização. A ANS (Agência Nacional de Saúde Complementar) fixa um plano de contas padrão, que deve servir de base para a contabilidade, obrigando aquelas que são seguradoras a conduzirem suas contabilidades estritamente através deste plano padrão.

 

Parceria

A Pigatti Contabilidade é uma empresa que busca visualizar as necessidades de seus clientes antes mesmo de se mostrarem vitais, não se limita a apurar os impostos de seus clientes, mas busca, senão, auxiliar na gestão empresarial a fim de proporcionar o melhor desempenho de seus parceiros sempre com ética e seriedade.

Veja o conteúdo especial que a Pigatti preparou sobre contabilidade.

Confira

• Planejamento Tributário

É uma dúvida presente em todos os empresários, será que estou enquadrado no regime tributário certo? A Carga de Imposto está alta? Com os documentos corretos é fácil identificar tais respostas e buscar soluções para carga tributária. Balancetes periódicos contêm informações relevantes ao negócio, assim como memória de cálculo para detalhar como foi obtido aquele valor a ser pago. A MedConsulting com sua experiência na área, traz a contabilidade para médicos com o intuito de planejar desde a abertura até a manutenção mensal, trazendo os resultados periodicamente para uma análise de como está a saúde tributária da sua clínica, contando com o apoio jurídico para abranger todas as possibilidades existentes na lei para um excelente planejamento tributário.

• Obrigações Acessórias

Suas obrigações são entregues em dia? Juros, multas? E os comprovantes devidamente arquivados? A movimentação de documentos é algo sensível na ida e na vinda entre a contabilidade e os consultórios, e as exigências impostas pelos Órgãos Públicos Federais, Estaduais e Municipais devem ser cumpridas com a apresentação de escrituração de documentos federais e cumprimento mensal de obrigações acessórias, lembre-se todo documento tem sua importância para comprovar entrada e saída de caixa. Pensando nisso, a MedConsulting pensou em uma contabilidade para médicos moderna com um sistema integrado ao cliente, onde esses documentos são transferidos por nuvem sem precisar da movimentação de documento físico, os comprovantes são entregues ao clientes via e-mail com data e hora da transmissão, fazendo assim um controle prático sobre a entrega das obrigações acessórias.

• Obrigações Departamento Pessoal

As obrigações do empregador para com o empregado vão além do pagamento do salário. É importante medir todos os indicadores para atender todas as exigências que são impostas através de lei, cuidar dos detalhes economiza tempo e dor de cabeça, uma folha de pagamento tem que ser emitida dentro do prazo e conferida, um banco de horas tem que ser controlado e devidamente ajustado para que ao final de cada ano esteja zerado. Pagamento de horas extras, qual a porcentagem e forma de pagar? Todo funcionário novo gera uma obrigação chamada CAGED, onde apresentamos os dados daquela contratação, além disso, temos FGTS, GPS, Contribuição sindical e o E-social?  Obrigação que vem para fiscalizar se a CLT está sendo seguida onde mensalmente e todo o processo de departamento pessoal é entregue para a receita federal. A MedConsulting faz com que a contabilidade esteja pronta para  a todas estas obrigações, dúvidas ou qualquer questão que venha a surgir referente a parte burocrática com o funcionário, estudando sempre a convenção coletiva para ver as exigências estabelecidas pelo sindicato.  

• Relatórios Gerenciais          

Os relatórios gerenciais são destinados a informar o estado patrimonial da empresa, medindo em conjunto com indicadores financeiros a sua condição de investimentos, geração de caixa e lucros, dando ao médico o diagnóstico preciso de seu negócio. Será apresentada a situação contábil da clínica, análises de liquidez, verticais e horizontais do negócio, apresentando de modo simples o diagnóstico contábil e econômico do negócio, melhorando a eficiência operacional e auxiliando o médico na melhor decisão possível. É uma ferramenta que nos permite apresentar ao cliente a forma que fazemos a gestão contábil do seu negócio, trazendo para perto da realidade que exige para as tomadas de decisão.