Análise de Mercado

O que é Analise de Mercado?

A pesquisa de mercado é um estudo que tem como objetivo determinar as perspectivas de venda do produto no mercado externo e indicar a maneira de se obter os melhores resultados. Busca revelar se o produto poderá ser vendido a um preço razoável e em quantidade satisfatória. Também permite analisar os mercados que oferecem melhores perspectivas, os padrões de qualidade exigidos pelo mercado importador e o tempo necessário para se alcançar o nível ideal de vendas.

Objetivos da Análise de Mercado:

  • Selecionar mercados para a venda do produto;
  • Identificar tendências e expectativas;
  • Reconhecer a concorrência;
  • Conhecer e avaliar oportunidades e ameaças
Conhecer a concorrência é imprescindível. Para isso, é importante elaborar um estudo detalhado, que pode ser centrado nos seguintes aspectos:

1. O mercado é dominado por um ou vários concorrentes?

2. Quais os preços praticados pelos produtores concorrentes?

3. Qual a forma de controle dos circuitos de distribuição?

4. É possível a entrada de novos exportadores? Quais as suas possibilidades de competição?

5. Existe nesse mercado algum segmento não atendido eficazmente, que possa representar uma oportunidade comercial?

6.Quais as perspectivas de expansão dos concorrentes neste mercado?