Planejamento para abertura e expansão de Clínicas

O planejamento para abertura e expansão de clínicas é muito comum perceber entre os profissionais da saúde a dificuldade em administrar seus próprios negócios, devido à rotina muito ocupada e à falta de preparo em gestão empresarial e financeira durante sua formação.

Pensando nisso, desenvolvemos um manual rápido com direcionamento certeiro e específico, destacando os pontos mais importantes para a implementação ou expansão de uma Clínica Médica. Veja a seguir:

Planejamento Financeiro e Fiscal

– É importante analisar a viabilidade financeira de investimento a ser realizado para a abertura ou expansão da clínica e contar com auxílio de Contador especializado. Determinar a projeção das possibilidades de faturamento, receitas, despesas e custos para doze ou vinte quatro meses futuros.

Vigilância Sanitária:

Para a abertura da Clínica algumas licenças e documentos são necessários, como:
– Alvará da Vigilância Sanitária, CNES (Cadastro Nacional Estabelecimento de Saúde), Alvará de funcionamento e LIMPURB (referente à coleta de resíduos de saúde).

Planejamento de Recursos Humanos e Staff:

O atendimento ao cliente é essencial para um negócio sustentável. Por isso, planejar o quadro de funcionários é fundamental para o sucesso do seu negócio. Para isso, defina o perfil dos funcionários e quais as funções serão desempenhadas. Para a contratação busque apoio de empresas de recrutamento e seleção.

Planejamento de Marketing:

O planejamento de Marketing para abertura ou expansão de clínica é fundamental para traçar as melhores estratégias para o lançamento e expansão do negócio. Para isso é necessário desenvolver:
– Identidade Visual: que reflita o conceito da Clínica, gerando identificação e reconhecimento;
– Posicionamento Virtual por meio de site, Página no Facebook; Página no Instagram;
– Marketing Interno e Assessoria de Imprensa.
Além disso, é importante realizar campanhas estratégicas de Marketing para atrair os possíveis clientes, por meio de ferramentas como Anúncios no Google Adwords e Facebook.