Plano de Negócios

O Plano de Negócio ou Business Plan é uma poderosa ferramenta gerencial para as empresas desde seu nascimento (start-up) até sua maturidade. Um plano de negócio tem objetivo de olhar para frente, alocando recursos humanos, tecnológicos e financeiros, observando os pontos chaves, identificando as oportunidades e antecipando possíveis dificuldades. Essa ferramenta é vital para a continuidade da empresa, mesmo para aquelas que não buscam qualquer tipo de recurso financeiro, capitalização ou posicionamento de mercado.

Um plano de negócio bem elaborado deve:

(1) Ajudar o empreendedor ou dirigente a focar suas ideias, tornando as ações pensadas para sua companhia mais verosímeis.
(2) Ser uma ferramenta para que gestores possam acompanhar todas as fases de desenvolvimento de sua companhia.
(3) Definir metas para os gestores, para que os objetivos da empresa sejam alcançados.
(4) Auxiliar seus gestores a mensurar o progresso de sua companhia, identificando a movimentação do mercado e seus concorrentes.
(5) Diminuir os riscos e as incertezas, mitigando seus riscos.
(6) Ser um veículo de informação para a empresa, podendo atrair recursos financeiros ou parceiros estratégicos quando for o caso.

Construindo uma estrutura gerencial

Independentemente do estágio de desenvolvimento em que sua empresa se encontra, é preciso construir uma estrutura de gestão forte e bem estruturada. Os pontos chave de sua organização devem ser corretamente preenchidos para facilitar o cumprimento dos objetivos de sua organização.

Caso haja o interesse em buscar recursos financeiros por meio de investidores e/ ou instituições financeiras, a falta de uma organização bem definida e estruturada pode levar a uma visão pessimista quanto ao sucesso da sociedade. Entretanto, ideias brilhantes de produtos e/ou serviços podem proporcionar uma boa perspectiva caso a companhia demonstre que tem capacidade de gerenciar suas operações de forma efetiva.

Potenciais investidores ou instituições financeiras querem saber se a empresa pode produzir seus produtos, além de vender e distribuir com sucesso em meio à intensa concorrência.

Mesmo em casos de lançamento de novos produtos, a concorrência já estabelecida no mercado poderá acompanhar seu sucesso inicial. Caso sua equipe de gestão esteja preparada para seguir as definições dos executivos de produção, marketing e finanças, sua empresa poderá ter grandes chances de sucesso.

Em alguns casos, potenciais investidores podem ajudá-lo a preencher sua organização com pessoas chave, mas muitos deles se afastam das empresas que não apresentam uma boa estrutura de gestão, dando preferência a investimentos em empresas melhor estruturadas.

Preparando seu Plano de Negócio

Existem diversas formas de elaborar um plano de negócio, mas não existe uma formatação única ou um padrão para seu desenvolvimento. A profundidade e qualidade das informações vão definir o trabalho e o tempo dispendido na elaboração do plano de negócio. A seguir, descrevemos um sumário dos itens que acreditamos ser um guia simplificado e eficaz para elaboração do seu plano de negócio.

– Sumário executivo

– História da empresa

– O produto/serviço

– O mercado

– A concorrência

– Marketing

– Serviços e operação

– Equipe de gestão

– Projeções financeiras

Embora nosso objetivo seja de ajudar a desenvolver seu plano de negócio, enfatizamos a necessidade de que exista um envolvimento ativo da equipe de gestão em todos os aspectos do processo de planejamento. O empreendedor e sua equipe devem assumir a preparação do plano de negócio, estabelecendo a visão geral do plano, sua aplicação, seus prazos e objetivos. Esse exercício é parte importante do planejamento estratégico das organizações que se encontram melhores estruturadas.