logo image

Quando é preciso recomeçar?

Em uma tarde no final dos anos 80 li a seguinte frase: “O feliz recomeço é o maior espetáculo da Terra”.

Jamais imaginei a amplitude e o magnetismo que essa frase exerceria sobre mim. Eu mesmo recomecei algumas vezes. Minha própria carreira foi reconstruída para que eu pudesse alinhá-la aos meus valores e características principais. Foi um grande desafio. Porém, hoje, me deu o privilégio de controlar os indicadores de RH e T&D como poucos. Voltando a frase do início, costumo utilizá-la quando atendo meus coachees e clientes. É uma forma de mostrar que sempre há muito por fazer. Quando é preciso recomeçar é necessário aprender a viver cada momento.

Sim, pois, de fato, muitas vezes precisamos recomeçar. Na maior parte das ocasiões por sermos obrigados a fazê-lo. Não costumamos recomeçar quando tudo vai bem, não é verdade? Todavia, recomeçar é algo tão fundamental que beira a linha tênue da sobrevivência. Recomeçar pode ser um tanto assustador quando se dedicou muitos dias para uma empresa, uma pessoa, uma atividade, enfim, para o que quer que seja.

Certo livro diz que uma pessoa se recupera primeiro da perda do cônjuge do que da demissão. Não se fala no tamanho da dor, se fala no tempo de recuperação. Muito interessante esse ponto.

Quando é preciso recomeçar você precisa ter forças para agir. Mesmo que valha a pena viver cada momento, uma hora você precisará entrar em ação. Não valerá a pena se esconder atrás de suas próprias percepções. Muitas vezes elas podem até mesmo não espelhar a realidade.

Se for preciso escolher uma nova carreira, o faça. Mas, planeje. Talvez seja preciso trabalhar por um certo período com algo que não se tem tanta afinidade mas que lhe dê o subsídio necessário para fazer um curso, uma faculdade ou qualquer outra coisa que te aproxime do futuro que quer. Escreva seus planos, faça contatos com pessoas próximas, pratique o networking. Sempre com qualidade. Quantidade, nesse caso, não é importante. Você tem uma imagem e precisa cuidar dela.

Recomeçar na vida vem de dentro. É uma força que conduz. Faz acreditar.

Você precisa se reencontrar. Quando se está infeliz, você pode escolher continuar do jeito que está e viver por viver. Nesse caso, ano após ano, você não terá mudado e corre o risco de ser uma versão pior de si mesmo. Quando é preciso recomeçar é preciso fazer coisas diferentes. Sim, mudar hábitos e vivê-los. Valerá a pena se o fizer.

Mesmo que tudo pareça perdido em certo momento, acredite, sempre haverá o que fazer. Existem muitas histórias de pessoas que se reinventaram e reescreveram suas próprias vidas. Serve como inspiração. Mas, tudo se resumirá verdadeiramente a quanto você está disposto a recomeçar.

Se quiser muito, muito mesmo, estará disposto a se desafiar, administrar seu tempo corretamente, investir em conhecimento, cuidar da sua saúde e alimentação, praticar exercícios físicos com regularidade e muito mais.

Veja também:

Por outro lado, você também poderá recomeçar do jeito que está. Sem exigir muito. E assim, logo mais tudo terá voltado ao normal. Sua rotina. Suas preocupações, felicidades e angústias. Faz parte da vida.

De certa forma, não existe certo ou errado nessa história. Inevitavelmente você será conduzido para o recomeço. Acontece que dependendo de suas ações ele poderá significar retrocesso se você realmente não aprender nada com tudo que viveu.

A hora de recomeçar é o momento certo para se aprender a viver e incluir hábitos saudáveis, poderosos e redesenhar sua história.

Dicas para recomeçar a carreira:

  • Tenha um plano. Escreva e calcule exatamente o que você precisará para terminar aquele curso que tanto deseja ou começar uma nova atividade. Pode ser preciso continuar no seu emprego atual para isso. Coloque um prazo específico e planeje os passos seguintes.
  • Respire fundo e vá em frente. Você não é o primeiro e não será o último. A diferença é o que você faz com o tempo ocioso, aquele tempo vago. Aprenda a aproveitá-lo fazendo inglês, cursos, frequentando workshops, enfim.
  • Fale com amigos e pessoas que trabalham com algo que você queira. Talvez possam ajudá-lo a recomeçar. Peça dicas e informações e corra atrás do conhecimento necessário quando verificar que não tem nenhum. Não se assuste com o tempo. Apenas comece.
  • Seja lá o que for que tenha acontecido, não se esconda atrás disso. Aja. Faça coisas diferentes para alcançar novos resultados. Tudo é muito matemático.

Se deseja ajuda nesse momento de transição, pode contar conosco da MedConsulting, indicamos como solução nosso serviço de coaching para médicos e conheça está maravilhosa ferramenta que pode mudar sua vida.

Weslley Zapff, MedConsulting



Posted in Sem categoria


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *