Valuation: você sabe o que é esse processo?

Valuation é o processo de estimar o valor de uma empresa de forma sistematizada, usando, portanto, um modelo quantitativo.

Veja também:

Calcular o valor de uma clínica pelos seus ativos (equipamentos, cadeiras, computadores) seria o mais comum. Em contrapartida, tal método não atende a demanda de modelos de negócios atuais. Modelos quantitativos baseados no fluxo de recebimento e/ou indicadores financeiros conseguem, de fato, representar fidedignamente o conceito de valoração de uma clínica.

Temos, por exemplo, uma clínica que possui como patrimônio 200 mil reais. Entretanto, a mesma sendo analisada com uma carteira de pacientes, marca e contrato pode valer cerca de 900 mil. Pois não vemos só o bem em si, mas sim a capacidade de gerar benefícios futuros incluindo receitas, custos, lucros e riscos.

E por que o Valuation é importante?

Porque saber o valor real de sua clínica permite que você a conheça melhor e explore todos os seus aspectos, tanto os aspectos que a valorizam quanto os que minimizam, para assim reduzir o impacto e diminuir as consequências ao longo do tempo.

Sabendo o montante a ser investido e o valor real de sua clínica, você pode negociar uma futura sociedade ou abrir para o mercado de investidores. Entender o seu histórico lhe permite a construção de estratégias futuras.

Utilizando esse processo temos vários benefícios, tais como:

  • – Identificar características que a valorizam;
  • – Saber quanto deve ser investido;
  • – Entender seu crescimento ao longo dos anos;
  • – De forma justa, negociar o valor da clínica com o societário.

Se você deseja conhecer o valor da sua clínica de forma assertiva, entre em contato com nossos consultores preenchendo o formulário abaixo.



WhatsApp chat