Planejamento para abertura de Clínicas e Consultórios - MedConsulting
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Planejamento para abertura de Clínicas e Consultórios

O planejamento é a chave do sucesso

É possível dizer que ter a própria Clínica Médica ou seu Consultório é o desejo da maioria dos profissionais da saúde, independente da área de atuação. No entanto, para que o sonho se torne realidade, seja rentável e tenha sucesso é preciso planejar.

 

Abrir uma Clínica ou um Consultório exige conhecimento médico e também sobre a área de negócios, de forma que faça valer seu investimento. Além disso, para se destacar no mercado, a empresa deve se preocupar com diversos fatores: oferecer serviço de qualidade, ter um atendimento diferenciado, boa divulgação e localização, por exemplo.

 

Para ajudar os Médicos no início do seu negócio, a MedConsulting lista, abaixo, o que é essencial para abertura e manutenção de uma Clínica/Consultório Médico.

 

Análise de mercado

 

Consiste em determinar as perspectivas de aceitação de um produto ou serviço no mercado externo. Dessa forma, ajuda a indicar como ter melhores resultados, selecionar mercados para comercialização, reconhecer a concorrência e avaliar oportunidades, por exemplo.

 

Além disso, fazer uma análise de mercado é fundamental no momento de escolher a localização da Clínica. Assim, é preciso conhecer as características do local, como renda per capita, hábitos dos pacientes bem como os problemas que costumam afetar a região. Isso inclui pesquisar os Médicos da mesma especialidade que atuam naquela área. Entretanto, caso sejam muito conhecidos, de renome e com pacientes fixos, o profissional deve considerar escolher outra localização.

 

Planejamento Financeiro

 

Numa Clínica ou Consultório Médico, tão importante quanto cuidar da saúde dos pacientes é cuidar da saúde da sua empresa. Este setor é responsável por sustentar o negócio e requer atenção, pois pode influenciar sua longevidade.

 

Estabelecer metas reais, calcular riscos, entender necessidades específicas, compreender onde investir e em que é possível economizar pode garantir lucratividade e estabilidade financeira. Além disso, existem outras atitudes eficientes, por exemplo:

 

  • Entender a margem de lucro de cada serviço realizado;
  • Cuidar do fluxo de caixa (movimentações financeiras);
  • Contratar um serviço especializado (assessoria contábil);
  • Não misturar contas pessoais com as contas da Clínica/Consultório;
  • Ter um fundo de reserva para eventualidades.

 

Planejamento de Marketing

 

Saúde é um segmento competitivo e saturado, sendo difícil se destacar em meio a tanta concorrência. Por isso, ter um Plano de Marketing, com as ações estruturadas e os objetivos que deseja alcançar, se torna fundamental.

 

Dentro do Planejamento de Marketing para Clínicas Médicas e Consultórios deve conter a situação atual da empresa (pontos fracos e fortes, oportunidades e ameaças), o perfil de seus pacientes, definir objetivos, fazer um plano de ação para alcançar essas metas e definir mecanismos de monitoramento de resultados.

 

Planejamento de Recursos Humanos

 

O setor de RH não só é responsável pela gestão de pessoas, mas também está envolvido no planejamento das ações da sua Clínica ou Consultório. A ideia é que o RH seja desenvolvido com ações que estejam alinhadas com os objetivos da Clínica.

 

Para elaborar um Plano Estratégico de Recursos Humanos é preciso observar as necessidades do seu negócio que estão relacionadas à gestão de pessoal. Além disso, inclui rotina de funcionários, descrição de cargos e tarefas, análise do clima organizacional, do desempenho da equipe, recrutamento e seleção, controle de remuneração, definição de ações de melhoria, entre outros.

 

Recrutamento e Seleção de funcionários

 

É o processo de atrair e escolher candidatos para preencher uma vaga. Para isso, analisa-se diversos fatores utilizando critérios como, por exemplo, competências profissionais e técnicas. Se feitos da maneira correta, o recrutamento e a seleção de profissionais pode otimizar os setores e as funções, diminuir a rotatividade, reduzir custos e a taxa de absenteísmo (faltas e atrasos).

 

O processo de recrutamento e seleção pode ser feito de forma interna, externa, mista ou online.

 

Marketing Digital

 

O mundo está, cada vez mais, presente no ambiente online. Por isso, nem mesmo a área da saúde pode ignorar este fato. Pelo contrário, Clínicas e Consultórios podem utilizar o Marketing Digital para mostrar sua expertise, estreitar o relacionamento com pacientes antigos e conquistar novos. Ter uma marca ativa é fundamental para as visitas em seu site ou blog, por exemplo.

 

Planejar estratégias de Marketing Digital para sua Clínica Médica poderá trazer excelentes resultados. Entre os benefícios está a possibilidade de saber exatamente quem é seu público e se comunicar de forma direta com ele, criar novos produtos e serviços, ganhar autoridade e mensurar resultados.

 

Contabilidade

 

O Médico que deseja abrir seu próprio negócio, deve saber que ter o apoio de um escritório de contabilidade especializado é fundamental. Terceirizar esse processo tira do Médico a responsabilidade de ter que se preocupar com questões burocráticas, destinando seus esforços para outras tarefas.

 

Entre as vantagens de contar com uma empresa de contabilidade está, por exemplo, ter maior controle financeiro, cumprir a legislação trabalhista e elaborar um planejamento financeiro.

 

Documentação Anvisa

 

Uma das preocupações que o médico deve ter ao pensar em abrir uma Clínica ou Consultório é com as questões legais. Além de decidir entre fazer cadastro como Pessoa Física ou Jurídica, existe uma série de documentos exigidos pela ANVISA para regulamentar seu negócio. São eles:

 

  • Documento de Registro do Estabelecimento (e Registro no CNES);
  • Imposto sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN);
  • Alvará da Vigilância Sanitária;
  • Alvará de Localização;
  • Autorização junto ao Corpo de Bombeiros.

 

Sistema Operacional de Gestão

 

Ter uma Clínica ou um Consultório, envolve diversas funções administrativas. No entanto, muitas delas podem ser automatizadas por meio de softwares, trazendo praticidade ao dia a dia. O recurso pode ser útil, por exemplo, para agendamento online de consultas, organização de horários, uso de SMS, prontuários prontos, integração de agendas, entre outros.

 

Valuation

 

Trata-se do processo de estimar o valor de uma empresa de forma sistematizada. Se seu negócio está começando, terá, de fato, mais dificuldade em fazer esse cálculo. Sobretudo porque ainda não existe histórico de números ou produto consolidado.

 

No entanto, saber o valor real de sua empresa permite que você a conheça melhor e, assim, explore os fatores que a valorizam.

 

A MedConsulting é a mais experiente empresa de Consultoria Médica do Brasil. Entre em contato conosco, podemos te ajudar!

Está interessado em saber mais sobre Planejamento para abertura de Clínicas e Consultórios?

Basta preencher o formulário abaixo que ligaremos para fazer um diagnóstico do seu negócio.

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🧑‍⚕️👩‍⚕️Médico, você sabe os 5 🧑‍⚕️👩‍⚕️Médico, você sabe os 5 principais passos para um bom processo de treinamento  de equipe?
🚀Chegou o momento de aplicar um treinamento novo para a equipe de sua Clínica ou Consultório, além do investimento financeiro envolvido na capacitação de sua equipe também temos as expectativas que acompanham este momento. Para tirar o máximo proveito do seu treinamento nossos especialistas elencaram 5 pontos essenciais para um bom treinamento:
✅Apresente as razões do treinamento.
Explique porque estão participando de um treinamento, é muito importante que seus colaboradores tenham clareza do momento em que todos vão parar suas atividades diárias para serem treinados. Explique sobre a importância da melhoria contínua e como ela é essencial para o desenvolvimento e aperfeiçoamento das atividades do trabalho e competências profissionais.
✅Apresente o conteúdo do treinamento
Apresentar qual é o conteúdo do treinamento, se vai ser focado em prática, técnico, motivacional e etc. Este é um momento dedicado a tirar as dúvidas da sua equipe e mostrar quais são os conhecimentos a serem adquiridos e como eles podem somar na bagagem profissional de cada membro da sua equipe.
✅Pratique a escuta empática 
Este é um passo muito importante e muitas vezes ignorado ao aplicar um treinamento para sua equipe, é recomendável realizar a escuta empática após apresentar o programa do curso. É momento para escutar sua equipe, questionar individualmente: “como nós estamos “? "Qual é o estado atual de vocês frente aos desafios que temos no nosso trabalho ou negócio?”. 
✅Traga exemplos como apoio
Independente do tema que está sendo proposto, sempre é interessante e válido trazer referências de mercado.
✅Porque valeu a pena o treinamento?
Este é o momento após o aprendizado, é a hora de confrontar quais eram as expectativas do seu time com o conhecimento adquirido. É indicado perguntar quais foram as conclusões de cada um sobre o treinamento, pois pessoas fixam o aprendizado após falarem sobre o assunto além de servir como um termômetro para analisar se sua equipe realmente aprendeu os conceitos apresentados durante o curso.

🤝Entre em contato e conheça as nossas soluções
🧑‍⚕️👩‍⚕️Médico, por onde começ 🧑‍⚕️👩‍⚕️Médico, por onde começar a Gestão Financeira da sua Clínica ou Consultório?
📌O processo de organização e planejamento financeiro engloba vários pontos estratégicos da sua Clínica ou Consultório. A gestão do dinheiro muitas vezes não é tarefa fácil, muitos Médicos possuem dificuldades em gerir suas finanças, não possuem controle de gastos com fornecedores, procedimentos e fluxo de caixa, tornando incerto o real lucro de seu negócio médico.
Nossos especialistas elencaram um conjunto de estratégias de sucesso para sua organização e controle financeiro, para realizar um bom planejamento é necessário:
✔️Realizar a projeção de despesas fixas, levando em consideração as despesas operacionais, despesas com pessoal e marketing;
✔️Valores a serem investidos: com obra/mobiliário/decoração e tecnologias
✔️Projeção de retorno do investimento, com estimativas de faturamento e despesas;
✔️Sistema de Gestão financeira para acompanhamento de resultados e que contemple Fluxo de Caixa;
✔️Ponto de equilíbrio: onde as despesas se equiparam com as receitas e a partir de então inicia-se o retorno gradativo do investimento;
✔️Quais os procedimentos que estaremos realizando na clínica e a suas respectivas viabilidades, ou seja, uma precificação que possa oferecer, além da mão de obra, o lucro para o negócio.
🚀Se seguir essas dicas verá uma otimização das finanças de sua clínica ou consultório! Conte com a MedConsulting para cada passo da sua transformação, entre em contato e melhore a saúde financeira de seu negócio médico.
🧑‍⚕️👩‍⚕️Médico, você sabe quai 🧑‍⚕️👩‍⚕️Médico, você sabe quais são os principais pontos da Jornada do seu paciente?

👥A jornada do paciente é um termo muito utilizado atualmente por clínicas e consultórios. Sua finalidade é mapear toda a experiência do seu paciente desde o momento em que ele agenda uma consulta ou procedimento. Conheça os principais pontos dessa jornada:

🤔Descoberta e reconhecimento:
✅Entender como e, porque  o paciente chegou até a sua Clínica ou Consultório;
✅Normalmente o paciente descobre uma dor ou necessidade que não pode ser resolvida sozinha, essa é hora da clínica mostrar que tem a solução do problema através de conteúdos e mais informações sobre sua prática clínica.

📌Seleção:
✅É o momento do primeiro contato do paciente, a comunicação precisa ser  feita de forma ágil e promover uma resposta o mais rápido possível.  Com um agendamento  simples e bem direcionado.

📆Atendimento:
✅Sempre é necessário investir em uma boa estrutura, atendimento da equipe, organização interna e  bom tratamento ao paciente de forma personalizada. Conhecer suas necessidades e gostos para que se sinta acolhido a tratado com excelência;
✅Cuidar do pré, do pós até o recall - Um acompanhamento próximo oferece ao paciente maior segurança. Para cada etapa, há diferentes formas de se comunicar.

📲Avaliação:
✅Como mensurar a satisfação do seu paciente?
✅Analisar se o paciente  indicaria sua Clínica através de uma avaliação;
✅Buscar realizar pesquisas de satisfação e trabalhar os pontos negativos para que a jornada do paciente se torne completa e satisfatória.

🚀Quando uma clínica entende a jornada do paciente, desde o conhecimento da marca até o pós-atendimento, é possível realizar melhorias e corrigir falhas, tendo suas necessidades atendidas a clínica consegue melhorar os índices de satisfação e fidelização, considerando a boa experiência do paciente.

🤝Entre em contato e conheça as nossas soluções
🧑‍⚕️👩‍⚕️Médico, você sabia que 🧑‍⚕️👩‍⚕️Médico, você sabia que um bom Cliente Oculto pode identificar e solucionar falhas no seu processo de atendimento?

❓O Cliente Oculto, é uma forma de auditoria  interativa utilizada por empresas de diversos ramos para avaliar minuciosamente seus produtos, processos e serviços. Com ele, as ações da empresa são analisadas sistematicamente para verificar se estão sendo seguidas conforme o planejado.
 
👤O Cliente Oculto gera avaliações a respeito do negócio sob a ótica do consumidor final. Ele permite que a empresa verifique: qualidade de atendimento, tempo de serviço, condições das instalações, padronização de processos e campanhas de marketing e vendas.
Ao trazer um cliente oculto para sua Clínica ou Consultório você pode:
✅Avaliar atendimento da equipe e do médico;
✅Avaliar estrutura da Clínica ou Consultório;
✅Avaliar se os processos estão corretos;
✅Iniciar uma consultoria corrigindo erros e processos reais;
👥O cliente oculto pode transformar a visão que você tem do seu negócio através a ótica de um profissional capacitado que pode apontar melhorias contínuas de sua Clínica ou Consultório assim como otimizar a experiência de seus pacientes.
🤝Venha fazer parte do grupo de médicos que cresceram com a MedConsulting durante nossos dez anos de experiência, entre em contato com um de nossos especialistas!
#consultoriamedica #clinicamedica #medconsulting#equipemedica #gestaomedica
🧑‍⚕️👩‍⚕️Médico você sabe quais 🧑‍⚕️👩‍⚕️Médico você sabe quais os principais motivos para estruturar a gestão de pessoas na sua clinica?
Hoje nós trouxemos 5 dicas que podem te ajudar nesse processo: 

✔️Conseguir retenção de talentos
Quando temos uma estrutura de gestão bem definida dentro de uma clínica, conseguimos reter mais talentos, pois a equipe tem mais clareza e direção. Os objetivos, propósito, missão e expectativas de médio e longo prazo do médico e da clínica aumentam o engajamento do time e a sensação de pertencimento. 

✔️Ter foco em soluções
Só uma equipe que já está há um determinado tempo em sua clínica consegue focar em soluções. Quando o turnover é alto, os colaboradores são sempre novos e por terem que cumprir o período de experiência e adaptação a rotina de trabalho acabam direcionando seu foco para problemas imediatos, pois além de terem de entender como funcionam as dinâmicas da equipe e do médico, não dominam os processos a fundo para sugerir melhorias.

✔️ Conseguir delegar tarefas
Para delegar tarefas para parceiros e colaboradores primeiramente é necessário ter confiança em seu trabalho e confiança só é adquirida com o tempo. Ter uma estrutura de gestão de pessoas em sua clínica permite a delegação de tarefas e não sobrecarrega o médico com tarefas operacionais, permitindo uma gestão assertiva do médico como dono do negócio.
 
✔️Ter mais tempo para estratégia e menos tempo na operação
Uma gestão de pessoas estruturada permite que o médico se ocupe mais com aspectos estratégicos e menos operacionais, delegando processos e tarefas a colaboradores competentes e de confiança. 

✔️Ter melhores resultados 
Quando a gestão de pessoas é bem definida isso significa que as responsabilidades são claras e bem estabelecidas. Isso permite uma melhor gestão e mensuração de métricas em busca de alta performance. 

🤝 Venha conhecer a nossa metodologia. Ela foi desenvolvida usando como base nossa experiência de mais  23 anos em Consultoria Médica. A  MedConsulting é a escolha ideal para que você, Médico, faça uma boa gestão do seu negócio. 
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😉 Entre em contato conosco e conheça nossas soluções.
👨‍⚕️👩‍⚕️Médico, você sabe o qu 👨‍⚕️👩‍⚕️Médico, você sabe o que é CRM?

🤔A primeira coisa que vem à cabeça do Médico é Conselho Regional de Medicina, mas no marketing de relacionamento é uma sigla muito utilizada que significa Customer Relationship Management, ou seja, Gestão de Relacionamento com o Cliente

✅ Com a nossa plataforma/sistema que usa Inteligência Artificial (AI) é possível gerenciar as interações e estratégias com os pacientes e realizar diversas análises de modo a entender perfil, sazonalidade, origem, motivos de perda, procedimentos que não estão gerando vendas, entre outros para criar ações de Marketing direcionadas e assertivas.

🤝A Medconsulting conta com um time de consultores capazes de transformar seu negócio. Oferecemos soluções eficazes em diversos aspectos e processos da sua clínica ou consultório, entre em contato e conheço nossas soluções!
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Responsabilidade Social

Responsabilidade social e sustentabilidade vai muito além de cuidar do meio ambiente, é cuidar de pessoas, e cuidar dos relacionamentos. Ser transparente, ético e promover o diálogo. Responsabilidade social e sustentabilidade para a MedConsulting tem a ver com fazer negócios pensando no longo prazo e que sejam bons para o cliente, funcionários, fornecedores, clientes, concorrentes, meio ambiente e comunidade.

Código de Ética e Conduta

O código de ética foi elaborado para todos os funcionários, diretores bem como os parceiros que prestam serviços diretos ou indiretos para MedConsulting – Consultoria Médica:

 

  • Exercitamos a prática da concorrência saudável, atuando, sem dúvida, com confiança e respeito para com o mercado e nossos concorrentes;
  • Agimos com ética, transparência e assumimos a responsabilidade por nossos atos e escolhas;
  • Cultivamos ambientes agradáveis a fim de realizarmos um trabalho de excelência e, sobretudo, visando o público interno e externo;
  • Coibimos qualquer tipo de discriminação, assédio, desrespeito, exploração e preconceito;
  • Além disso, cultivamos um ambiente de respeito à dignidade, à diversidade e aos direitos humanos;
  • Estimulamos todos os parceiros a compartilhar dos nossos valores e princípios éticos;
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  • Prezamos pela confidencialidade e respeito às informações privativas;
  • Participamos de associações empresariais com espírito de cooperação e visando o aperfeiçoamento do setor que atuamos;
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  • Respeitamos às regras contra a corrupção e pagamentos ilegais.