Planejamento para abertura de Clínicas e Consultórios

A mais poderosa ferramenta de desenvolvimento pessoal e profissional

É possível dizer que ter a própria Clínica Médica ou seu Consultório é o desejo da maioria dos profissionais da saúde, independente da área de atuação. No entanto, para que o sonho se torne realidade, seja rentável e tenha sucesso é preciso planejar.

Abrir uma clínica ou um consultório exige conhecimento médico e também sobre a área de negócios, de forma que faça valer seu investimento. Além disso, para se destacar no mercado, a empresa deve se preocupar com diversos fatores: oferecer serviço de qualidade, ter um atendimento diferenciado, boa divulgação e localização, por exemplo.

Para ajudar os Médicos no início do seu negócio, a MedConsulting lista, abaixo, o que é essencial para abertura e manutenção de uma clínica/consultório médico.

 

Análise de mercado

Consiste em determinar as perspectivas de aceitação de um produto ou serviço no mercado externo. Dessa forma, ajuda a indicar como ter melhores resultados, selecionar mercados para comercialização, reconhecer a concorrência e avaliar oportunidades, por exemplo.

Além disso, fazer uma análise de mercado é fundamental no momento de escolher a localização da clínica. Assim, é preciso conhecer as características do local, como renda per capita, hábitos dos pacientes bem como os problemas que costumam afetar a região. Isso inclui pesquisar os médicos da mesma especialidade que atuam naquela área. Entretanto, caso sejam muito conhecidos, de renome e com clientela fixa, o profissional deve considerar escolher outra localização.

 

Planejamento Financeiro

Numa Clínica ou Consultório Médico, tão importante quanto cuidar da saúde dos pacientes é cuidar da saúde da sua empresa. Este setor é responsável por sustentar o negócio e requer atenção, pois pode influenciar sua longevidade.

Estabelecer metas reais, calcular riscos, entender necessidades específicas, compreender onde investir e em que é possível economizar pode garantir lucratividade e estabilidade financeira. Além disso, existem outras atitudes eficientes, por exemplo:

  • Entender a margem de lucro de cada serviço realizado;
  • Cuidar do fluxo de caixa (movimentações financeiras);
  • Contratar um serviço especializado (assessoria contábil);
  • Não misturar contas pessoais com as contas da clínica/consultório;
  • Ter um fundo de reserva para eventualidades.

 

Planejamento de Marketing

Saúde é um segmento competitivo e saturado, sendo difícil se destacar em meio a tanta concorrência. Por isso, ter um Plano de Marketing, com as ações estruturadas e os objetivos que deseja alcançar, se torna fundamental.

Dentro do Planejamento de Marketing para Clínicas Médicas e Consultórios deve conter a situação atual da empresa (pontos fracos e fortes, oportunidades e ameaças), o perfil de seus pacientes, definir objetivos, fazer um plano de ação para alcançar essas metas e definir mecanismos de monitoramento de resultados.

 

Planejamento de Recursos Humanos

O setor de RH não só é responsável pela gestão de pessoas, mas também está envolvido no planejamento das ações da sua Clínica ou Consultório. A ideia é que o RH seja desenvolvido com ações que estejam alinhadas com os objetivos da clínica.

Para elaborar um Plano Estratégico de Recursos Humanos é preciso observar as necessidades do seu negócio que estão relacionadas à gestão de pessoal. Além disso, inclui rotina de funcionários, descrição de cargos e tarefas, análise do clima organizacional, do desempenho da equipe, recrutamento e seleção, controle de remuneração, definição de ações de melhoria, entre outros.

 

Recrutamento e Seleção de funcionários

É o processo de atrair e escolher candidatos para preencher uma vaga. Para isso, analisa-se diversos fatores utilizando critérios como, por exemplo, competências profissionais e técnicas. Se feitos da maneira correta, o recrutamento e a seleção de profissionais pode otimizar os setores e as funções, diminuir a rotatividade, reduzir custos e a taxa de absenteísmo (faltas e atrasos).

O processo de recrutamento e seleção pode ser feito de forma interna, externa, mista ou online.

 

Marketing Digital

O mundo está, cada vez mais, presente no ambiente online. Por isso, nem mesmo a área da saúde pode ignorar este fato. Pelo contrário, Clínicas e Consultórios podem utilizar o Marketing Digital para mostrar sua expertise, estreitar o relacionamento com pacientes antigos e conquistar novos. Ter uma marca ativa é fundamental para as visitas em seu site ou blog, por exemplo.

Planejar estratégias de Marketing Digital para sua Clínica Médica poderá trazer excelentes resultados. Entre os benefícios está a possibilidade de saber exatamente quem é seu público e se comunicar de forma direta com ele, criar novos produtos e serviços, ganhar autoridade e mensurar resultados.

 

Obras e Reformas de Clínicas e Consultórios

Estar em um ambiente bonito e agradável faz toda a diferença. Quando se trata de Clínica e Consultórios Médicos, por exemplo, é a primeira coisa que os pacientes notam. Portanto, criar uma primeira impressão positiva, com uma decoração acolhedora, móveis confortáveis, ambiente que envolva o paciente é muito bem-vindo.

 

Contabilidade

O Médico que deseja abrir seu próprio negócio, deve saber que ter o apoio de um escritório de contabilidade especializado é fundamental. Terceirizar esse processo tira do médico a responsabilidade de ter que se preocupar com questões burocráticas, destinando seus esforços para outras tarefas.

Entre as vantagens de contar com uma empresa de contabilidade está, por exemplo, ter maior controle financeiro, cumprir a legislação trabalhista e elaborar um planejamento financeiro.

 

Documentação Anvisa

Uma das preocupações que o médico deve ter ao pensar em abrir uma Clínica ou Consultório é com as questões legais. Além de decidir entre fazer cadastro como Pessoa Física ou Jurídica, existe uma série de documentos exigidos pela ANVISA para regulamentar seu negócio. São eles:

  • Documento de Registro do Estabelecimento (e Registro no CNES);
  • Imposto sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN);
  • Alvará da Vigilância Sanitária;
  • Alvará de Localização;
  • Autorização junto ao Corpo de Bombeiros.

 

Sistema Operacional de Gestão

Ter uma Clínica ou um Consultório, envolve diversas funções administrativas. No entanto, muitas delas podem ser automatizadas por meio de softwares, trazendo praticidade ao dia a dia. O recurso pode ser útil, por exemplo, para agendamento online de consultas, organização de horários, uso de SMS, prontuários prontos, integração de agendas, entre outros.

 

Valuation

Trata-se do processo de estimar o valor de uma empresa de forma sistematizada. Se seu negócio está começando, terá, de fato, mais dificuldade em fazer esse cálculo. Sobretudo porque ainda não existe histórico de números ou produto consolidado.

No entanto, saber o valor real de sua empresa permite que você a conheça melhor e, assim, explore os fatores que a valorizam.

A MedConsulting é a mais experiente empresa de consultoria médica do Brasil. Entre em contato conosco, podemos te ajudar!

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