Como em qualquer área, é preciso ter em mente que ser empreendedor, bem como abrir o próprio consultório médico, traz grandes responsabilidades e decisões.
O mercado de atuação, com atendimentos por consultas particulares ou convênios médicos, tem crescido. Bem como a concorrência, pois são 20 mil novos médicos a cada ano. Por isso, se o objetivo é atrair pacientes e se destacar entre os demais, é preciso ter um diferencial.
Neste material, vamos trazer algumas dicas de como planejar e montar seu consultório da melhor forma possível em 2019.
Antes de procurar um imóvel é preciso planejar como será seu espaço, levando em conta sua especialidade e necessidades. Geralmente, consultórios médicos precisam de uma recepção, sala de espera para pacientes, banheiros, sala para consultas e, se for o caso, para exames. O ideal é procurar um local que permita que a estrutura seja ampliada, se necessário. Caso contrário, uma mudança de endereço poderá implicar em novos custos. Além disso, também é importante listar os materiais e equipamentos que serão utilizados, pesquisando fornecedores, preços e qualidade dos produtos.
O endereço escolhido para receber seu consultório deve, certamente, levar consideração o público que deseja atingir. O local deve atender as necessidades dos pacientes e, principalmente, ser de fácil acesso, com linhas de transporte público próximas e estacionamento, por exemplo. Regiões centrais e comerciais costumam ser mais acessíveis e devem, portanto, ter preferência de escolha.
Para sua empresa funcionar, ela precisa ter documentos e registros obrigatórios. Dessa forma, sua clínica médica deve ser adaptada para atender as exigências legais e sanitaristas. Neste caso, os requisitos fundamentais incluem:
Cadastro Estadual de Vigilância Sanitária
São os dados de um estabelecimento que desenvolve atividades voltadas para a área da saúde, em que um dos responsáveis deve constar como responsável técnico.
É um registro que todas as empresas que oferecem serviços ligados à área da saúde devem, obrigatoriamente, ter.
Ato privativo do órgão de saúde competente que possibilita que empresas que desenvolvem atividades de acordo com a legislação sanitária vigente possam funcionar. Para adquirir a licença, é necessário apresentar um laudo técnico de avaliação do imóvel. O licenciamento deve ser renovado anualmente.
Seja para trabalhar sozinho ou dividir o gerenciamento com outros sócios, seu consultório irá precisar de funcionários: recepcionista, secretária de atendimento e contador para os assuntos burocráticos, por exemplo. Dessa forma, precisará ter ciência de como é feita a contratação e tudo o que envolve o processo.
Em relação à gestão do consultório, utilizar o sistema de arquivos e fichas de pacientes pode gerar falta de organização, perda de tempo e de recursos. Por isso, é recomendado apostar em software de gestão para cuidar dos seus registros. A tecnologia na área da saúde facilita e organiza os processos, traz mais produtividade e segurança.
Além do uso administrativo, os sistemas de gestão têm diversas outras funcionalidades e ajudam, por exemplo, a agilizar processos repetitivos e diários da clínica. Escolha um software simples de usar, mas que atenda suas necessidades, como gerenciamento de agendas, cadastro e prontuário de paciente, fluxo de caixa e faturamento de consulta.
Ter um logo marcante é tão importante quanto ter uma estrutura para sua clínica. A identidade visual abrange diferentes elementos, como cores, símbolos e a linguagem utilizada na comunicação. O logo deve ser bem desenvolvido de forma que a imagem seja associada à empresa na cabeça dos pacientes. Para que seja lembrado, precisa ser exibido em diversos lugares como receituários, cartões de agendamento, uniforme dos funcionários e outros materiais personalizados.
De nada adianta montar um belíssimo consultório se não houver divulgação para atrair pacientes. Para que isso aconteça, a melhor maneira é através do marketing digital.
Se milhões de pessoas estão nas mídias sociais, sua empresa também deve estar. Crie perfis nas principais redes sociais e um site para disponibilizar informações sobre a clínica, fotos, localização e contato.
É importante lembrar que o marketing médico deve se atentar e seguir as regras do CFM (Conselho Federal de Medicina). Os meios de comunicação precisam ser utilizados com cautela, apenas para geração de conteúdo e educação dos pacientes.
A MedConsulting é a mais experiente empresa de consultoria médica do Brasil, com foco no planejamento e desenvolvimento de negócios médicos. Possui profissionais qualificados para ajudar na abertura do seu consultório.