Dicas para uma rotina financeira efetiva - MedConsulting
 
Médica colocando moeda em um cofre formato porquinho

Dicas para uma rotina financeira efetiva

Seja uma pequena ou grande empresa, possuir um departamento financeiro organizado é vital.

Se tudo nessa área está ocorrendo bem, os outros departamentos trabalham com mais tranquilidade e a empresa consegue evoluir.

Porém, um dos grandes problemas que mais assustam gestores médicos na condução de suas clínicas ou consultórios é a falta de controle financeiro. Não é possível ter um departamento financeiro bem organizado sem regras e processos. Se você, médico, deseja ter um processo de gestão financeira bem estruturado, precisa entender que é preciso criar uma rotina financeira.

 

O que é uma rotina financeira?

Uma rotina financeira é um conjunto de ações de curto, médio ou longo prazo, que organizam e equilibram as atividades financeiras de uma empresa. Esse conjunto de processos auxilia a entender o desempenho financeiro de uma empresa, e muito além de controlar o dinheiro do caixa, ela torna as tomadas de decisões muito mais fáceis e assertivas.

É através de uma rotina financeira que se torna possível identificar quando chega o momento da empresa contratar um novo colaborador, ou então investir na infraestrutura, por exemplo. Portanto, é fundamental que tais rotinas sejam bem definidas, de modo a garantir o equilíbrio das contas, controlar o faturamento, entre outros monitoramentos.

Não existem regras ou uma “fórmula secreta” para criar uma rotina financeira perfeita, porém, pensando em você, nós da MedConsulting, separamos algumas dicas que podem fazer a diferença, para que você possa aplicar no seu negócio.

 

1 – Faça um fechamento de caixa diariamente

Sempre, diariamente, ao final do expediente, compare a sua agenda do dia com os valores recebidos e possíveis pendências.

Uma prática simples, mas que pode fazer toda a diferença na organização financeira da sua empresa, pois quando negligenciada, pode fazer com que seu negócio se torne sujeito a um grave risco financeiro, que às vezes você só se torna ciente quando não há mais tempo de revertê-lo.

 

2 – Mantenha o controle financeiro através do fluxo de caixa

Mantenha um controle de todos os custos e receitas que possuem impacto direto no seu negócio. Por exemplo, contas como: luz, água, internet, salário dos colaboradores, materiais de higiene , etc. Contemple absolutamente todas as entradas e as saídas, analisando a geração de caixa para que se possa saber a real condição financeira do seu negócio.

Manter um controle de fluxo de caixa é uma prática crucial para o monitoramento financeiro do negócio e pode auxiliar muito no desenvolvimento das metas com suas informações.

 

3 – Realize constantemente uma conciliação bancária

Faça o levantamento de todos os valores pagos e recebidos e compare com o extrato da sua conta bancária. Se não for possível faça semanalmente, para que se possa verificar entradas de cartões de crédito ou débito, e a conferência das taxas.

Aparentemente pode parecer um processo simples demais. Ainda assim, é essencial para o controle da saúde financeira de qualquer negócio.

 

4 – Tenha uma ótima política financeira

Uma política financeira estabelece diretrizes e restrições para a gestão das finanças no seu negócio. Sendo assim, ter uma política bem definida garante que as finanças da sua empresa sejam geridas de forma ética e responsável.

Portanto, estruture, e comunique, a sua política financeira para que seus pacientes e colaboradores tenham sempre autonomia para negociar.

Como dito anteriormente, não existe uma fórmula secreta para criar uma rotina financeira, mas temos certeza de que, na hora em que começar a aplicar nossas dicas, vai notar que elas te ajudarão a ter um melhor controle das finanças do seu negócio.

Podemos concluir que implementar uma rotina financeira no dia-a-dia da sua clínica ou consultório pode ser extremamente simples, porém, necessário para, torná-la uma empresa saudável financeiramente.

Se você deseja aprender mais sobre finanças para sua clínica ou consultório, te convidamos a acessar nossos conteúdos financeiros aqui mesmo no nosso blog. E se você, médico, precisa de ajuda com o departamento financeiro de seu negócio, a MedConsulting pode te ajudar, possuímos um método desenvolvido na experiência de 10 anos em consultoria médica especializada. Entre em contato conosco e agende uma reunião.



Abrir Conversa