Para a Clínica ou Consultório moderno, marketing de relacionamento é mais do que uma opção. É um diferencial que pode significar o sucesso do seu negócio. Mas afinal, como é o bom marketing de relacionamento aplicado para Clínicas e Consultórios? No post de hoje da MedConsulting, damos algumas dicas.
A primeira delas parece simples, mas exige esforço e atenção: Conheça seu público. É importante para o Médico realizar um mapeamento dos seus pontos de contato com seus pacientes, e entender como está o posicionamento digital da sua Clínica ou Consultório enquanto marca.
Como seu conteúdo está chegando ao seu público através do seu site ou redes sociais? Como eles o recebem? Que tipo de valor eles percebem na sua marca? Todas essas perguntas são importantes pois, principalmente no caso de algumas especialidades, é importante escolher as redes sociais ou a ferramenta certa para chegar ao seu público, além de usar uma linguagem que eles possam entender e com a qual eles possam se identificar.
Ao entender seu público, você pode criar uma estratégia de posicionamento digital mais eficiente, o que é muito importante para despertar o interesse dos seus pacientes e, por consequência, sua captação e conversão.
Podemos dividir o marketing de relacionamento em quatro etapas mais distintas:
A atração, claro, vem dos seus veículos externos – como já apontamos, principalmente ferramentas como redes sociais e e-mail marketing; mas o boca-a-boca também é importante. Por isso, a maneira como esse paciente é atraído é importante, pois as expectativas geradas precisam ser cumpridas. Por isso, crie uma estratégia que esteja de acordo com o que você pode oferecer, sempre mirando a excelência.
O agendamento é uma etapa crítica. É a passagem do momento digital para o momento real, quando seu paciente vai interagir com sua Clínica ou Consultório através de sua equipe de atendimento. Tenha seu discurso alinhado com o da sua equipe; deixe claro para todos que trabalham ali os valores e a missão do seu negócio.
O alinhamento é muito importante para que sua equipe possa reproduzir com clareza e precisão o seu discurso, demonstrando solidez e consciência do trabalho realizado nesse local. Além disso, eficiência é importante: Todas as estatísticas apontam para o fato de que mesmo uma demora mínima do atendimento pode custar o agendamento. Tenha sua equipe sempre à postos em todos os meios de comunicação para atender bem e rápido.
O atendimento é outro fator importante na jornada do paciente – talvez, o maior deles. Médico, pergunte a si mesmo: Você gostaria de ser atendido na sua própria Clínica? Imagine a si mesmo como seu público. Seu trabalho e da sua equipe está de acordo com o padrão de exigência que vocês mesmos tem como clientes?
Essas reflexões não são abstrações. Elas oferecem condições de mapear falhas e alinhar com sua equipe as expectativas sobre o negócio, para que o próprio paciente receba um reflexo disso – novamente, mirando um padrão de excelência de conforto e satisfação com resultados. É importante manter um controle concreto sobre isso, não importando se é através de sistema, planilha ou mesmo um caderno. É preciso saber onde cada paciente está em sua jornada.
Esse último tópico está diretamente relacionado ao próximo – o pós. Aqui, a qualidade da jornada do paciente vai se revelar. É o momento de oferecer mais do que uma solução para as dores, mas de encantar e fidelizar. Tudo o que surpreende, marca. E o que marca é passado para frente. Pense na sua Clínica ou Consultório enquanto negócio – o que ela tem de diferente para oferecer para o seu paciente querer levar sua mensagem adiante?
Essas são algumas dicas da MedConsulting para o marketing de relacionamento com seus pacientes. Quer saber mais? Entre em contato conosco e agende sua reunião.