É um fato que milhares de médicos se formam todos os anos. E com tantos bons profissionais entrando no mercado e competindo mesmo com os mais experientes, é inevitável sentir uma certa pressão pela saturação. A alternativa mais óbvia – e também a melhor – é investir no seu próprio negócio e buscar independência financeira. Mas, afinal, se muitos também fazem isso, como também diferenciar seu trabalho frente aos concorrentes?
Você precisa de um plano de marketing. E a MedConsulting é especialista no assunto.
Não existe segredo aqui. Um plano de marketing para uma Clínica ou Consultório não é tão diferente de planos para outras empresas. Na maior parte do tempo, tudo depende de um único conceito: autoconsciência, a noção de onde a sua empresa está nesse momento e onde você quer fazer ela chegar.
Suas primeiras ações para um plano de marketing sólido deve ser identificar as potências e lacunas da sua empresa, ou seja, seus pontos fortes e fracos. No entanto, do ponto de vista do marketing, algo deve ficar claro: se os pontos fortes são aqueles que você deve explorar para criar uma marca e uma imagem sólida e atrair mais pacientes, seus pontos fracos não devem ser vistos como “falhas”. São, na verdade, oportunidades que podem ser exploradas, lacunas que podem ser preenchidas com o investimento correto, sendo tão úteis quanto os pontos fortes.
Quando se está tentando vender, é importante saber para quem você quer vender. Um bom plano de marketing preza, acima de tudo, pela eficiência, afinal, o dinheiro do cliente é valioso. Isso não é diferente com uma Clínica ou Consultório.
Para que o investimento do Médico seja bem utilizado, é preciso ter bastante claro qual é o perfil dos clientes que esse profissional deseja atingir – nesse caso específico, pode ser entendido como para quem ele pode ser útil. Isso, por si só, já é um mecanismo de venda, e precisa ser explorado.
Com a consciência de quais são seus valores e quem você quer atingir com seu marketing, é hora de definir metas e fazer o seu planejamento. Algumas perguntas simples podem te ajudar a determinar isso: quantos pacientes eu quero atingir com esse plano e o quanto pretende-se faturar com ele?
E o período pelo qual ele vai se estender? Minhas metas são realistas de acordo com a realidade do mercado e a presença da concorrência? Todas essas perguntas precisam ser analisadas com cuidado, pois são elas que vão determinar se seu plano de marketing vai ser um investimento rentável.
Tendo definido seu plano de ação para atingir as metas propostas, agora é hora de observar os resultados do seu investimento. Para isso, é preciso que o Médico, junto com os profissionais especialistas do marketing, definam mecanismos de monitoramento que deem o feedback necessário para saber se o plano foi bem sucedido, se ele precisa de adaptações ou necessita ser completamente alterado.
Para realizar um plano de marketing sólido e bem sucedido para sua Clínica ou Consultório, você precisa de um time de especialistas. Você precisa do time da MedConsulting. Para saber como nossa consultoria de marketing para profissionais médicos pode te ajudar, entre em contato e agende sua reunião.