Muitos Médicos acreditam que o processo de fidelização dos seus pacientes exige mais trabalho e planejamento estratégico do que ele vale. O senso comum diz que é sempre melhor buscar o máximo de novos pacientes possíveis. Mas não é bem assim. É preciso pensar diferente – tanto para se destacar da concorrência quanto para se destacar frente aos seus pacientes.
Philip Kotler, um dos maiores estudiosos de marketing da história, possui uma famosa citação: “conquistar um novo cliente custa entre 5 e 7 vezes mais do que manter um atual”. O sonho de toda Clínica ou Consultório deve ser fidelizar seus pacientes. É isso o que a MedConsulting pode fazer por você.
A solução é muito mais simples do que vocês pensam. Porém, é preciso termos processos alinhados, uma equipe treinada e principalmente objetivos em comum. Um atendimento de excelência é a base para todo relacionamento. E estabelecer um relacionamento de confiança através de uma comunicação franca, aberta e acessível é essencial nesse processo.
A experiência que o paciente tem na Clínica ou Consultório durante sua jornada também é requisito fundamental: uma equipe alinhada, simpática, com conhecimento dos serviços oferecidos e muito boa em negociação. Além disso é importante conhecer os seus pacientes, saber sobre as suas preferências, desde coisas simples, como a bebida que ele gosta de consumir na Clínica ou Consultório, até fontes de informação importantes, como a rede social favorita dele.
E parte dessa experiência, claro, deve ser a satisfação com a consulta médica em si. Um médico seguro, que demonstra saber sobre o tratamento que está indicando, que apresenta elementos visuais para reforçar a crença nos resultados e que trata o paciente pelo nome, por exemplo, é indispensável nessa fidelização.
E por último, mas não menos importante, um pós-venda que seja baseado em relacionamento, com envio de informações importantes pós-tratamentos, contatos para saber como o paciente está se sentindo, se está satisfeito com o resultado e se tem alguma dúvida. Enfim, interações que são relevantes para o paciente entender que o Médico se preocupa além da consulta.
Fidelizar não é nenhum bicho de sete cabeças, mas é um processo que é um dos pilares do planejamento estratégico de qualquer Clínica ou Consultório. É usar o marketing de relacionamento a seu favor e garantir que quem já está do seu lado permaneça – e mais, te indique para os amigos. E não podemos esquecer que a chancela de uma indicação tem um peso enorme nos dias de hoje.
A MedConsulting, maior consultoria médica especializada do país, sabe como fidelizar seus pacientes. Entre em contato conosco e faça seu orçamento.