A importância da precificação correta - MedConsulting
 

A importância da precificação correta

Como calcular o preço a ser cobrado por um serviço em minha Clínica ou Consultório?

Essa é uma dúvida comum para muitos Médicos. Por isso, a MedConsulting quer te ajudar, começando do princípio, como o valor da taxa de sala.

Qual o valor da taxa de sala? É estabelecido pelo preço de hora-sala em um determinado procedimento a ser feito. No caso de uma consulta: Quanto custa a hora do uso dessa sala para realizar essa consulta, e aí incluir esse valor no preço cobrado do paciente.

Para calcular o custo hora-sala, faça um levantamento das suas despesas nos últimos doze meses, incluindo despesas fixas, como água, luz, condomínio, aluguel, IPTU e folha de pagamento de colaboradores (incluindo os encargos).

Então, leva-se em consideração quantas salas a Clínica ou Consultório possui, quantas horas o Médico trabalha nelas e quantos dias há no mês, para chegar a um número que seja equivalente a uma hora – que será a taxa de hora-sala em si.

Esse valor é a parte inicial da precificação do seu serviço. Em seguida, é preciso levar em consideração tudo o que o Médico usa para poder realizar as consultas ou os procedimentos. Mesmo materiais simples, como luvas e máscaras descartáveis, toalhas de papel, possuem um custo quando usados em volumes, e esses valores devem ser computados no momento da precificação de um serviço.

Alguns valores são mais difíceis de serem computados, como por exemplo taxas de cartão de crédito. É o tipo de valor que pode oscilar bastante, dependendo do faturamento da Clínica ou Consultório, dos acordos realizados pelo seu negócio, entre outros fatores. Entretanto, é um custo presente, e precisa ser levado em consideração. Outro custo sempre necessário de ser lembrado são os impostos. Nesse caso, o valor depende do tipo de enquadramento fiscal.

Um valor abstrato, mas que é importante ser definido, é o custo da própria mão de obra do Médico. Mesmo quando se está trabalhando na sua própria Clínica ou Consultório, é preciso calcular a mão de obra como se o local não pertencesse a ele. A lógica por trás disso é o Médico, em si, é um adido da própria Clínica ou Consultório, e isso possui um valor que precisa ser embutido no preço.

A partir desses dados, é possível definir um valor para o serviço que possa oferecer lucro para a Clínica ou Consultório. Quer saber mais sobre precificação para os seus serviços? Entre em contato com a MedConsulting e agende sua reunião conosco.



Abrir Conversa