Médico, no post dessa semana, queremos falar sobre uma peça importante da sua Clínica ou Consultório: Sua equipe. Parte integral do sucesso do seu negócio, quanto mais engajados eles estiverem, maior será sua produtividade e, portanto, mais seu negócio crescerá.
Confira algumas dicas da MedConsulting para engajar sua equipe através da criação de processos:
Como criar cargos e tarefas: Liste todas as demandas da sua Clínica e designe um responsável para cada uma delas, coloque tudo o que você espera por departamento: Atendimento, financeiro, comercial, administrativo, etc. Então alinhe tudo isso com seus colaboradores. A partir do momento em que as expectativas estão alinhadas, e as responsabilidades tornadas claras, ele sabe exatamente o que será cobrado no momento do feedback, assim como o Médico também terá uma métrica do que cobrar e como avaliar.
Crie rotinas: Deixe claro para seus colaboradores qual o momento presente da sua Clínica ou Consultório, e deixe claro qual será o desenvolvimento para os próximos meses. Dessa forma, é possível também estabelecer como esse objetivo será alcançado no dia-a-dia. Você pode criar essa rotina visando as pequenas prioridades e métricas do dia, da semana e do mês. É importante ter claro para todos que os resultados estão sendo entregues, tanto para aumentar a produtividade, mas também, através do feedback positivo, estimular a motivação.
Comunicação interna: É a maneira mais eficiente de manter os colaboradores constantemente alinhados com as expectativas e envolvimento com a Clínica. A comunicação clara, alinhada e positiva garante o entrosamento da equipe, o que, claro, aumenta a produtividade e diminui a rotatividade dos seus colaboradores. Além disso, a possibilidade de obter ideias construtivas e diferenciadas é maior, pois os colaboradores se sentem pertencentes e úteis ao seu negócio.
Mapeamento de fluxo de atendimento: Um fluxo bem desenhado permite tornar mais eficiente a aplicação da jornada do paciente com sua Clínica. Quanto tempo é gasto e onde estão ocorrendo possíveis falhas? No momento de agendamento, confirmação ou na própria Clínica? Tudo isso é importante para otimizar a experiência do paciente, para garantir sua satisfação e, principalmente, seu retorno.
Reunião de equipe: Dar a oportunidade de falar e de ser ouvido, principalmente em grupo, motiva seus colaboradores e aumenta sua produtividade. Embora exista certa resistência por parte de muitos colaboradores com a ideia de reuniões, isso ocorre com frequência porque essas não são produtivas para eles. Use o momento de interação direta com seus colaboradores para transmitir informações importantes e relevantes sobre a Clínica e seus processos; da mesma forma, dê a oportunidade a eles de expor ideias e críticas construtivas. Isso aumenta a sensação de pertencimento e melhora o clima da Clínica.
Essas são apenas algumas dicas da MedConsulting para aumentar o engajamento da sua equipe! Quer saber mais sobre isso? Entre em contato conosco e agende o Diagnóstico Gratuito para sua Clínica ou Consultório.