A MedConsulting é especialista em tudo o que é importante para a administração da sua Clínica ou Consultório. E isso inclui o seu relacionamento com seu paciente.
O primeiro passo é ter um bom plano de relacionamento, ou seja, como proporcionar a melhor experiência para esse paciente. O segredo disso está nos detalhes: Tenha claro quais são seus pontos de contato com esse paciente. Isso inclui a identificação do seu perfil para segmentação até pequenas coisas, como a data de seu aniversário ou se ele está indicando sua Clínica para possíveis novos pacientes.
Depois de criar esse plano, crie um plano de execução e um cronograma para ele. Entre as tarefas e as ferramentas que você pode usar para isso, uma que é bastante útil é o CRM – Customer Relationship Management. Esse sistema lhe ajuda a administrar os dados obtidos do paciente te lembrando de entrar em contato com ele, do seu aniversário, envia e-mails automáticos, lembra de procedimento recorrentes que o paciente possa ter ou precisar, o agradece pelo contato, etc.
Esse sistema, portanto, precisa ser alimentado corretamente com os dados dos clientes, incluindo todos os serviços, exames e consultas.
Isso torna a administração desses dados e sua aplicação mais eficiente e, com esses dados, é possível pensar em toda a jornada do paciente, do início ao fim, pois essa experiência é muito importante para fidelizá-lo. Pergunte-se: Qual é a experiência que seu paciente está vivendo na sua Clínica? Ponha-se no lugar dele em todas as etapas, da jornada do atendimento pela sua equipe ou chegando à sua Clínica e realizando procedimentos.
Gerando um bom atendimento e um bom serviço, pensando na recorrência, também irá gerar uma boa impressão que fideliza o cliente. Medidores como NPS também ajudam a quantificar essa impressão, dando notas gerais para os “pontos de contato”, que são esses momentos de interatividade entre paciente e Clínica que definem sua experiência.
Segmentando corretamente e obtendo informações precisas para obter dados, você poderá fazer uma análise simples de dados gerais. Principalmente: Quem é essa pessoa, e quais procedimentos ela tem maior interesse? No treinamento dos seus funcionários, eles saberão como se comunicar melhor com esses clientes, causando uma impressão de personalização. Essa personalização é o que, eventualmente, leva à fidelização.Além de tudo, o Médico também economiza dinheiro nesse processo, já que a segmentação e análise de dados são uma forma de otimizar sua verba para um público especifico.
Procedimentos de recorrência alta também são bons para fidelizar pacientes. Eles começam no momento da decisão de qual procedimento fazer. Por isso, ofereça serviços com alta tecnologia, que otimizam a relação de tempo e lucro, pois eles tendem a ser mais eficientes e, por isso, podem ser realizados com mais frequência. Além disso, procedimentos que podem ser feitos com mais frequência também agregam valor à Clínica, promovendo um bom resultado financeiro para sua margem de lucro.
Por fim, acompanhar as metas é importante pois elas estabelecem objetivos e planejamento, além de clareza com sua equipe em como isso pode e deve ser feito. Essa meta pode ser estabelecida em 4 semanas, e depois dividida por dia. Qualificar o time responsável por isso e verificar o progresso diariamente são essenciais; e isso pode ser feito tão simplesmente conversando com a equipe e verificando o fluxo de caixa. A MedConsulting verificou que muitos clientes que tiveram problemas de caixa sofreram com isso por não realizar esse controle de forma mais aproximada.
Quer saber mais sobre como fidelizar seu paciente? Entre em contato com os especialistas da MedConsulting e agende sua reunião.