Saber captar clientes é indispensável para o sucesso de uma clínica ou consultório médico. Por isso, para atingir este objetivo, muitas empresas utilizam o marketing de relacionamento.
Esta ferramenta utiliza diversas estratégias que visam, sobretudo, fidelizar os pacientes, no caso da saúde, ao criar uma experiência personalizada.
O marketing de relacionamento engloba a construção e disseminação da sua marca (identidade) enquanto médico, assim como a fidelização de clientes e criação de autoridade no mercado.
Além disso, outro objetivo é tornar a clínica/consultório uma referência no mercado. Principalmente pelas boas experiências oferecidas ao paciente.
Para médicos que buscam ampliar o sucesso de seu negócio bem como se estabelecer como referência na área da saúde, o marketing de relacionamento é, de fato, uma ferramenta indispensável.
Entenda melhor o que é e como funciona este processo:
Você já teve uma experiência tão positiva com uma marca ou empresa que acabou adquirindo um produto só por causa disso? Se sim, você também deve ter se perguntado por que essas marcas se dão ao trabalho de proporcionar um atendimento tão exclusivo e completo.
Então, a resposta para isso é: marketing de relacionamento.
Mais do que clientes, o marketing de relacionamento tem a intenção de criar fãs. Portanto, todas as estratégias são pensadas para que o paciente se torne defensor e divulgador da clínica ou consultório que frequenta.
Além disso, outro objetivo é tornar o negócio uma referência no mercado. Sobretudo pelas boas experiências oferecidas ao paciente.
O marketing de relacionamento não age apenas em curto prazo. Assim, ele visa estabelecer uma relação estável e duradoura com o cliente.
Mas, essa relação é uma via de mão dupla. Para conseguir tudo isso, você precisa, primeiramente, oferecer experiências que o paciente não consegue encontrar em outro lugar. Assim, é importante que ele realmente se sinta querido pela clínica/ consultório.
O primeiro passo é conhecer seu público. No caso de clínicas e consultórios médicos, por exemplo, saber quais pacientes fazem uso de seus serviços.
Cada especialidade médica possui uma particularidade e uma forma específica de abordagem, que passa pela idade, gênero e outros aspectos.
Você precisa montar uma base de dados sólida e que sempre esteja atualizada. Uma forma de fazer isso é através da criação de personas que representam seus pacientes.
Nesse sentido, a utilização do e-mail marketing é uma ótima ideia. Por ser altamente personalizável, ele é uma das ferramentas mais importantes no marketing de relacionamento.
Muitas empresas que fazem uso do marketing de relacionamento apostam na criação de programas de fidelidade como uma forma de aprofundar os vínculos com os clientes.
Enfim, existem diversas formas de aplicar o marketing de relacionamento. Mas, não se preocupe, você não precisa fazer nada disso sozinho. A MedConsulting é a mais experiente empresa de consultoria para o desenvolvimento de carreira e clínica médica do Brasil. Não perca mais tempo e entre em contato conosco!