Médico, você sabe o que fazer para conquistar seu paciente?
O primeiro contato dele na sua Clínica ou Consultório é muito importante. Por isso, precisamos garantir que ele tenha a melhor experiência possível desde o início, começando com um atendimento personalizado.
Isso porque a percepção do paciente sobre a qualidade do seu trabalho tem início nesse primeiro contato com a sua equipe. E é essencial não deixar ao acaso a qualidade desse atendimento, já que isso irá ser um pilar fundamental na relação do paciente com sua Clínica ou Consultório.
Assim, é importante nos perguntarmos: Quais são as melhores estratégias para garantir a qualidade da experiência do paciente durante sua jornada? A MedConsulting aponta para você 4 fatores definitivos:
- Seja pontual na consulta: Isso mostra respeito e interesse ao paciente, gerando fidelidade. E o paciente fiel sempre retorna. Para diminuir o risco de eventuais atrasos, mantenha sua agenda a mais organizada possível. Caso o atraso seja inevitável, procure avisar o paciente com antecedência e lembre-se de justificar de maneira transparente e adequada.
- Estabeleça uma relação: A relação médico-paciente começa a ser construída desde antes do paciente entrar em seu consultório. Crie um ambiente de confiança. Faça isso com estratégias simples, como se levantar da cadeira para recebê-lo, olhar em seus olhos, perguntar seu nome e pedir para que ele se sente.
- Comece a conversa de maneira encorajadora e acolhedora: O médico muitas vezes é o portador de notícias difíceis. Por isso, se colocar no lugar do outro e tentar ver qual a melhor forma de falar é um diferencial competitivo. Introduza o diálogo com assuntos relacionados a quem ele é, e não que estejam diretamente ligados à consulta. Isso será fundamental para “quebrar o gelo” e aproximar a relação.
- Adote um tempo de consulta razoável: O ideal é que a consulta dure pelo menos de 30 a 40 minutos, variando de acordo com a especialidade e a necessidade. É uma média boa para conseguir informações importantes, sem extenuar o paciente. Nesse tempo, você tentará entender o perfil deste paciente e indicar o tratamento que mais adequado às necessidades dele.
Com essas dicas, você irá otimizar seu atendimento e melhorar ainda mais a experiência do seu paciente, garantindo a conquista mais importante para sua Clínica ou Consultório: a fidelidade do seu paciente.
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