Fluxo de caixa - MedConsulting
 

Fluxo de caixa

O planejamento do seu fluxo de caixa é essencial para o sucesso da sua Clínica ou Consultório enquanto um negócio. Muitos Médicos acabam perdendo dinheiro não por maus investimentos, mas pelo escoamento que ocorre entre os detalhes. Não é exagero dizer, portanto, que o planejamento de fluxo de caixa tem muito mais a ver com um controle rigoroso do que com ideias inovadoras ou ferramentas complexas.

De fato, as palavras de ordem quando se tratar de organizar o fluxo de caixa são justamente essas: detalhismo e simplicidade. Quanto mais informações você tiver sobre o caixa da sua empresa e quanto mais detalhadas elas forem, melhor será para você realizar o planejamento do fluxo. Algumas dicas são essenciais nesse processo.

Primeiro: Seja preciosista. Tudo o que entra e sai deve ser rigorosamente registrado. Não apenas as contas básicas como água, luz, comunicações, folha de pagamento e insumos. Tudo o que envolve o funcionamento cotidiano e a presença de pessoas dentro da sua Clínica ou Consultório representa um custo. Pequenos valores diários, no fim do mês, podem fazer uma diferença significativa.

Segundo: Seja detalhista. Não são apenas as informações em si que importam, mas a maneira como elas estão anotadas também. A divergência no lançamento de notas pode provocar interpretações equivocadas, principalmente quando essas interpretações não estão devidamente alinhadas como seus colaboradores. Por isso, seja claro e preciso na maneira como essas informações são comunicadas e organizadas.

Terceiro: Seja realista. Dois erros muito comuns que empresários cometem é contar com um dinheiro que ainda não é seu e/ou fazer projeções que não estão de acordo com as possibilidades do seu negócio. O bom crescimento é aquele que é orgânico, baseado em recursos factíveis e presentes tanto quanto mirando metas saudáveis para a estrutura da Clínica ou Consultório. Por isso, tome cuidado com questões como vendas parceladas e sazonalidades, que podem afetar as entradas e saídas do seu caixa.

Essas são apenas algumas dicas para você, Médico. Quer saber mais sobre como organizar seu fluxo de caixa?

Entre em contato com os especialistas da MedConsulting. Com anos de experiência no setor médico, a maior consultoria médica especializada do Brasil sabe como analisar seu caixa e propor o melhor modelo de organização.



Abrir Conversa