Gerindo saúde – A importância da Gestão Financeira para Clínicas Médicas

A MedConsulting sempre reforça, em todas as suas comunicações, o quanto a saúde financeira da Clínica ou Consultório de um Médico é importante. Afinal, não importa quanta dedicação e amor se coloque no exercício da profissão, se não se administra corretamente o dinheiro que entra e sai do seu negócio.

Por isso, é muito importante entender que a administração financeira é o coração pulsante da sua Clínica ou Consultório já que ele é, antes de tudo, um negócio. E sendo a MedConsulting especialista em consultoria no segmento da saude, nós podemos orienta-lo na gestão financeira do seu negócio, projetando as melhores decisões estratégicas para o profissional Médico. Confira algumas das nossas abordagens:

  • Análise despesas x receitas: É preciso acompanhar o valor das vendas e dos recebimentos e compará-los com os pagamentos do período. O controle das entradas pode ajudar em aspectos como a inadimplência. Nas despesas, um controle mais efetivo evita o pagamento de multas, juros e outros problemas que muitas vezes são gerados por mero esquecimento ou confusão nas datas de pagamento.
  • Taxa de sala por hora: Afinal, quanto custa a hora da sua Clínica? Essa pergunta é essencial para um sistema que seja orientado para as decisões operacionais. Ela mantém em mente o confronto entre a capacidade instalada e o nível de atividade, orientando a elaboração de estratégias que buscam otimizar o uso da estrutura. Para tanto, são utilizados parâmetros, indicadores e ferramentas gerenciais.
  • Margem de lucro sobre procedimentos: A formação do preço deve levar em consideração os custos fixos, variáveis e não-operacionais. Quando você obtém esse valor médio, consegue formular um preço de venda mais condizente com a realidade, estabelecendo uma margem de lucro saudável, levando em consideração seu público e pretensões.
  • Tabela de preços e política comercial: Uma gestão de sucesso é sempre marcada pela ponderação e bom-senso. Uma tabela de preços é sempre reflexo de uma política comercial calcada na realidade. Oferecer valores condizentes com seus serviços, em uma estrutura que é compreensível e acessível não apenas para o gestor, mas também para o paciente, é uma maneira de atrai-lo e fidelizá-lo.
  • Fechamento e fluxo de caixa: O fluxo de caixa é de importante auxílio para organizar a previsão de custos e receitas da Clínica ou Consultório, organizando as entradas e saídas de recursos. Com um fluxo de caixa organizado, é possível monitorar, organizar e prever o fechamento do mês. Os custos podem ser gerenciados diariamente, verificando constantemente a saúde financeira do seu negócio.

Com essas dicas, o Médico é capaz de ter a certeza de que seu negócio permanecerá fluindo e crescendo de forma orgânica, enquanto se dedica ao que é realmente importante: a prática da cura e da assistência aos seus pacientes.

Quer saber mais sobre a gestão financeira para sua Clínica ou Consultório? Entre em contato com a MedConsulting e agende uma reunião, para que possamos ajudar você a garantir a melhor administração dos recursos do seu negócio.



WhatsApp chat