Médico, você sabe como organizar a jornada do paciente?
Um dos aspectos mais importantes no relacionamento entre a Clínica ou Consultório do Médico e seu paciente é a chamada “jornada do paciente”. Ela representa todos os pontos de contato entre este e a sua empresa: a maneira como ele entra em contato, como a experiência do seu serviço é apresentada a ele, as impressões finais, entre outros.
Apesar de ser essencial, muitos Médicos ainda têm dúvidas de como essa jornada do paciente se organiza de maneira mais específica. Por isso, a MedConsulting, sempre cuidando da vida e da carreira do Médico, apresenta a você a jornada do paciente em etapas melhor detalhadas.
Confira:
– Etapa 1 – Descoberta: É a hora que o paciente descobre que precisa procurar um médico, pois identifica uma dor e quer que ela seja resolvida. Neste momento, ele pede indicações e/ou também procura na internet. Por isso, é importante que toda Clínica ou Consultório tenha suas redes sociais e site constantemente atualizados, para que a descoberta desse paciente seja facilitada nessas ferramentas. Pois, com frequência é ali que o primeiro contato se dá.
– Etapa 2 – Seleção: Após receber indicações e também fazer buscas pela internet, o paciente irá selecionar algumas opções mais atraentes para tomar a decisão final. Mais uma vez, um bom trabalho de marketing com as redes sociais e sites é importante: essas ferramentas precisam ser acessíveis, práticas, fáceis de usar e de resposta rápida. Lembre-se: a concorrência hoje é grande e, mesmo no setor médico, uma diferença de minutos na resposta das suas ferramentas pode determinar a conquista ou a perda de um paciente.
– Etapa 3 – Atendimento: Engloba tanto o atendimento antes da consulta (Qualidade de Informações) quanto o atendimento presencial (Experiência do Paciente). É uma etapa extremamente importante, pois é normalmente aqui que muitos pacientes começam a de fato avaliar sua experiência. Seu atendimento precisa ser rápido, claro e eficiente, fornecendo todas as ferramentas e informações que seu paciente precisa para ter não apenas uma experiência tranquila e agradável, mas objetivamente diferenciada.
– Etapa 4 – Avaliação: Qual a percepção seu paciente teve do seu atendimento? E do resultado do tratamento? O marketing boca-a-boca é uma das ferramentas mais poderosas que um Médico tem. Garantir a experiência diferenciada para o seu paciente significa não apenas concluir corretamente o ciclo de um negócio convertido, como também a possibilidade de conquistar novos pacientes.
A MedConsulting, com mais de 10 anos de experiência no setor médico, sabe como fazer isso para você. Entre com contato conosco e faça seu orçamento.