O marketing para consultório médico é a maneira mais eficaz de divulgar produtos e serviços clínicos, bem como fazer uma empresa prosperar neste segmento.
Dentro da medicina, embora existam limitações legais, é possível utilizar, de forma inteligente, estratégias para atrair e fidelizar pacientes. Quer fazer seu negócio crescer? Então saiba como implementar o marketing para consultório médico com as dicas abaixo.
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O objetivo é se manter adequado às regras de publicidade na área médica. Afinal, médicos podem fazer marketing para consultório médico, mas precisam seguir os critérios estabelecidos pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). Já que essas determinações regulam as informações que os médicos podem ou não oferecer ao público.
Experiências sensoriais são capazes de criar associações positivas no subconsciente dos pacientes. O marketing psicológico é uma técnica usada no varejo, mas que também funciona na medicina. Assim, o cliente sai satisfeito com a experiência completa e, além disso, gera mais recomendações. São, basicamente, três técnicas.
Se ela for suja ou malcuidada, passa a ideia de empresa sem credibilidade e pouco confiável. Portanto, quando se trata, principalmente, de ambiente hospitalar, cuidar da higiene é fundamental. Por isso, aproveite para deixar a área externa da clínica com visual aconchegante e acolhedor.
Se os momentos antes da consulta forem agradáveis, de fato, o paciente ficará mais satisfeito. Manter o ambiente limpo e organizado, criar distrações, oferecer degustação e decorar o espaço com criatividade fazem parte dessa estratégia.
É, sem dúvida, o fator mais determinante para que o paciente julgue positiva ou negativamente uma clínica. Portanto, a empresa precisa ter uma equipe treinada para tornar a experiência do cliente agradável. Ele deve ser tratado da melhor forma possível.
Ter perfis no Facebook, Instagram, LinkedIn e outras redes sociais deixou de ser recomendável para se tornar obrigatório. Se a grande maioria da população está online, sua empresa deve estar também. Desse modo, os profissionais de saúde podem utilizar esses canais para dar dicas de saúde e disseminar conteúdos já comprovados, pois a prática não é contra a lei.
No marketing para clínicas médicas, o CFM só permite a divulgação de até duas especialidades por médico. Assim, você pode aproveitar para dar dicas em relação às atividades dos profissionais de sua clínica.
Contudo é importante lembrar que o CFM proíbe que uma clínica ou consultório médico garanta resultados de procedimentos, use imagens de comparação de antes e depois ou fotos de pessoas famosas e pacientes.
Além disso, os aplicativos de mensagens instantâneas, como WhatsApp e Messenger, oferecem comodidade para as pessoas que não querem mais perder tempo com ligações ou e-mails. No entanto, também é preciso usar com cautela. Está liberado dar dicas de caráter informativo, sanar dúvidas e divulgar procedimentos (sem garantia de resultado).
Em muitos casos, o primeiro contato que o paciente ou outras empresas tem com a clínica é através do site. Por isso, ter uma página bonita, rápida e responsiva (adaptável ao smartphone) é essencial para transmitir confiabilidade e segurança.
Dentro das possibilidades da lei, o site da clínica médica pode ter informações de contato (localização, telefone, redes sociais), os procedimentos abordados, dicas de saúde, o corpo clínico, entre outros. Em contrapartida, não pode garantir resultados, utilizar expressões sensacionalistas, exibir fotos de pacientes que possam ser identificados ou revelar preços e formas de pagamento.
Quando um usuário pesquisa por clínica médica, por exemplo, o Google utiliza algoritmos de localização e relevância para indicar os resultados mais adequados e próximos (geograficamente) do paciente. No entanto, para aparecer nesse resultado de busca, a empresa deve ter uma conta no Google Meu Negócio.
O Google Adwords e o Facebook Ads são as melhores formas de fazer propaganda online para clínica médica. Entre as vantagens, as duas ferramentas permitem que você controle o valor do investimento e calcule o retorno real dia após dia.
Adwords são os anúncios que aparecem no topo da página de resultados do Google. São comprados através de palavras-chave e a empresa só paga, de fato, quando alguém clica neles. Se não há clique, não há pagamento.
Já no Facebook Ads, cria-se uma campanha com base nos objetivos do anúncio, nos interesses e nos dados das pessoas. Dessa forma, atinge de forma certeira o público-alvo.
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