Médico, você sabe por que é preciso educar seu paciente?
Todo paciente se beneficia dos serviços de um Médico. Entretanto, isso cria apenas uma relação utilitária entre as partes, e o paciente não cria um envolvimento com o valor do trabalho da sua Clínica ou Consultório. Fidelizar seu paciente é uma das melhores estratégias de investimento da sua empresa. E cabe a você, Médico, educar seu paciente.
Esse trabalho é feito, antes de tudo, através do planejamento. Você deve se perguntar: Como consigo proporcionar a melhor experiência para esse paciente? Para isso, você precisa de dados e informação. Saiba quais são seus pontos de contato com esse paciente, para agir de acordo com essa segmentação, desde as grandes até as pequenas coisas.
Uma ferramenta útil para esse propósito é o CRM – Customer Relationship Management. Esse sistema lhe ajuda a administrar os dados obtidos do paciente te lembrando de entrar em contato com ele, de seu aniversário, envia e-mails automáticos, lembra de procedimento recorrentes que o paciente possa ter ou precisar, o agradece pelo contato, etc.
Com essas informações, é possível oferecer informação de qualidade, alimentando seu paciente utilizando uma linguagem que lhe seja acessível em momentos em que ele está mais disposto a se envolver com o trabalho da sua Clínica ou Consultório. Embora pareça pouco, é preciso lembrar: a jornada e a experiência do seu paciente têm início aqui. Da mesma forma, é aqui que começa seu aprendizado.
Outro ponto importante é o treinamento adequado da sua equipe. Até mesmo mais do que o Médico, as equipes de atendimento são essenciais para educar o paciente, já que são eles que irão permanecer em contato com ele durante um bom tempo antes mesmo de qualquer procedimento na sua Clínica ou Consultório ser realizado. Por isso, eles devem ser uma fonte confiável e constante de informação.
Com todas essas ferramentas em mãos, é possível dar o passo mais importante na educação e fidelização do paciente: personalização. Essa personalização é o que, eventualmente, leva à fidelização. Além de tudo, o Médico também economiza dinheiro nesse processo, já que a segmentação e análise de dados são uma forma de otimizar sua verba para um público especifico.
Através de iniciativas como essas, não apenas o Médico terá um paciente educado e fidelizado, como também terá elementos e evidências para verificar seu progresso, facilitando o posterior planejamento para novos investimentos e estratégias de marketing da Clínica ou Consultório.
Tudo como na educação do seu paciente. E a MedConsulting, com mais de 10 anos de experiência cuidando da vida e da carreira do Médico, sabe como fazer isso.
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