Médico, gerir sua Clínica ou Consultório também é gerir pessoas

Tem o seu próprio local para aplicar sua missão e seus valores como profissional da saúde é sempre um grande diferencial para o Médico. Entretanto, conforme seu negócio cresce, é preciso descentralizar: contar com ajuda de outros profissionais qualificados, para garantir que sua Clínica ou Consultório, independentemente do tamanho, continue fiel aos seus objetivos iniciais. Mas administrar pessoas nem sempre é fácil. Para isso, você precisa de colaboradores engajados.

O setor que cuida das pessoas é o RH e ele normalmente é associado com a gestão de pessoas, mas é mais do que isso. Ele deve estar completamente alinhado ao planejamento de ações do seu negócio, sendo responsável por selecionar, contratar, desenvolver, treinar, motivar, engajar, reconhecer, atrair e reter colaboradores. Em termos de planejamento da empresa, também cabe ao RH cuidar de tópicos como planos de carreira, definição de cargos e salários, cuidar da segurança no trabalho e pagamento de pessoal, assim como gerenciar a qualidade do ambiente organizacional.

Ou seja, o setor de RH tem muitas responsabilidades diretamente relacionadas ao sucesso da sua Clínica ou Consultório. É ele que vai cuidar para que colaboradores e Médico permaneçam alinhados em relação à missão e valores da Clínica, tornando-se uma unidade mais eficiente e coesa e, portanto, produtiva. Sua principal tarefa é, na verdade, participar do planejamento da empresa visando a integração dos profissionais não apenas visando uma melhora no desempenho, mas também sua própria satisfação em relação a ele.

Entre as qualificações mais específicas do RH, podemos destacar:

  • Contratação de Pessoas – Pessoas são o principal capital de uma empresa. Portanto, quanto mais precisa for a contratação, mais chances de crescer a empresa tem. É uma etapa essencial para o sucesso da sua Clínica ou Consultório.
  • Treinamento e Desenvolvimento – Não basta contratar. É preciso identificar no que o colaborador pode evoluir e no que ele pode se destacar. Ter dados à mão como formação profissional e acadêmica e experiências no mercado é importante para que o RH consiga traçar o perfil dos seus funcionários, identificar suas lacunas e competências. Cabe ao RH determinar essas informações e desenvolver programas de capacitação.
  • Alocação dos Profissionais – O RH deve estabelecer cargos e funções dos profissionais contratados. Mas isso não pode ser feito de qualquer jeito. Deve haver um plano com base no plano de cargos e salários da empresa para cada função e ser condizente com as tarefas desempenhadas, além de apresentar-lhes a cultura, normas, condutas e preceitos da empresa.
  • Retenção de Talentos – Encontrar um bom colaborador não é fácil. Por isso, a empresa deve se esforçar para mantê-lo. Cabe ao RH desenvolver estratégias e planejamento que atraiam, motivem e valorizem os bons talentos a permanecerem na sua Clínica ou Consultório, incluindo benefícios, que são um dos maiores atrativos profissionais que as empresas podem oferecer.

Um setor de RH forte é determinante para o sucesso de sua Clínica ou Consultório. Médico, quer saber como organizar Recursos Humanos fortes para sua empresa? Entre em contato com a MedConsulting e agende sua reunião para que possamos apresentar nosso know how no estabelecimento de um RH efetivo e eficiente.



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