Médico, sua Clínica também precisa de saúde: financeira

O principal elemento de uma Clínica ou Consultório é, claro, o profissional médico. Seu bom trabalho é essencial para o sucesso do local. Mas não é o único.

Mexer com dinheiro é uma necessidade – e exige inteligência e sabedoria na hora de administrar. Um planejamento financeiro realista e bem desenhado é essencial para a saúde do seu negócio.

E realismo aqui é a palavra de ordem. Um planejamento só é realmente eficiente se o Médico tem real consciência da saúde financeira da sua empresa: como estão os saldos de contas, despesas, entradas, etc. Com essas informações, é possível observar que problemas precisam ser estancados e onde é possível realizar bons investimentos antes de fazer a Clínica crescer.

O primeiro passo do seu planejamento deve ser a previsão orçamentária. Com ela, você não precisará assumir riscos desnecessários. Considere as metas de atendimento da sua equipe e seja realista e factível. Através dos dados históricos da empresa e/ou em estimativas de mercado, é possível subsidiar as principais informações relativas à previsibilidade financeira da empresa.

Em seguida, é preciso, antes de tudo, observar seus custos. Gastos são sempre uma bola de neve – e não apenas os grandes. Uma armadilha em que muitos empreendedores caem é acreditar que os pequenos gastos do cotidiano, diante de uma receita média ou mesmo considerada grande, são irrelevantes. Não são. Observe argutamente todos eles, diretos e indiretos. Salários, aluguel, contas do local, taxas e impostos exercem um peso maior, por isso, é preciso manter esses custos sob atenção constante.

Outra vantagem de manter os custos sob vigia é o potencial de controlar e reduzir os gastos da sua empresa, algo essencial para a saúde financeira da sua Clínica ou Consultório, mas também o potencial de investimento nela. Entretanto, isso não deve ser feito de qualquer jeito. É preciso saber muito bem quais são os pontos essenciais nos quais não é possível fazer uma redução sem afetar a qualidade da entrega. Ajuste despesas e invista sempre de forma prudente, sem arriscar a estabilidade financeira do seu negócio.

Uma última dica relevante é estar preparado para o inesperado – imprevistos acontecem, e seu caixa deve prever uma margem para situações não planejadas. Tente imaginar diversos cenários que podem afetar financeiramente sua Clínica ou Consultório e prepare planos de contingência. Assim, mesmo que as coisas saiam temporariamente do lugar, seu negócio não estará em risco.

O bom Médico sabe que sua Clínica ou Consultório merece o mesmo cuidado que todos os seus outros pacientes recebem. E a MedConsulting está preparada para cuidar da administração e gestão do seu local como você cuidaria dos seus pacientes. Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar a manter a saúde financeira do seu empreendimento.



WhatsApp chat