Médico: Teremos crise econômica em 2020?

Médico, você está preparado para 2020?

O médico, como profissional da saúde, tem como prioridade a cura e o bem-estar dos seus pacientes. Seu foco é sempre a especialização e aquisição de conhecimento, para que esteja sempre atualizado naquilo que há de mais importante no que faz.

Entretanto, como gestor e administrador, para o bem de sua Clínica ou Consultório, é sempre importante de manter consciente do cenário à sua volta. É preciso encarar a realidade. O cenário do país e da economia não estão exatamente como imaginávamos, e para garantir o sucesso do seu negócio no ano que está chegando é preciso preparo.

A verdade é que, com menos dinheiro, pacientes e clientes em geral tendem a investir menos naquilo que não consideram essencial para o cotidiano – e, para os médicos, isso significa menos consultas que não sejam absolutamente necessárias ou emergenciais. Isso, de imediato, já representa um déficit no orçamento mensal da Clínica ou Consultório.

Não somente isso, mas é também preciso estar consciente da concorrência. Todos os anos, milhares de médicos se formam através do país, e estão ansiosos para oferecer seus serviços em um cenário econômico que não é promissor. Seguindo a lógica de mercado, quando a oferta é grande demais para uma demanda, procura e lucros tendem a ser menores, principalmente quando se insiste em velhos modelos de negócios.

Por isso, tão importante quanto planejar seus estudos e especializações, é importante para o médico estar preparado como gestor e administrador. Sentar com calma e projetar o que se espera do próximo ano, dentro do que a realidade da economia e do público oferece. Quantas pessoas você deseja atingir com seu marketing? Quantos pacientes você deseja atender na sua Clínica ou Consultório? Qual o lucro pretendido? Há o desejo de expandir seu negócio?

Todas essas perguntas – e algumas outras – são essenciais para um ano administrativa e financeiramente estável. A melhor maneira de passar por um período onde a economia e a concorrência não são tão promissores é através do planejamento: entender seu público, seu negócio e ter bem definido o que você deseja para ambos.

A MedConsulting é especialista em consultoria para médicos e seus negócios. Estamos prontos para te ajudar a organizar e planejar o seu negócio para que você dependa apenas daquilo que você sabe fazer de melhor para prosperar: cuidar e curar. Entre em contato conosco e agende sua reunião.