Médico, você já fez o seu Planejamento Financeiro para 2022 - MedConsulting
 

Médico, você já fez o seu Planejamento Financeiro para 2022

Sempre quando chega a época de final de ano, é comum realizar um balanço do ano vigente e pensar em coisas que gostaríamos de realizar nos próximos 12 meses. 

 

Um desses pensamentos certamente é o de realizar um Planejamento Financeiro anual, afinal é o ideal porque você já começa o ano consciente das possibilidades para os próximos meses.

Um Planejamento Financeiro se baseia em um conjunto de ações e ferramentas que possuem o objetivo de; entender, organizar e gerenciar as finanças de uma empresa, a ponto de mantê-la saudável financeiramente. Esse planejamento possui valor vital no sucesso de um negócio. É ele que mostrará sua saúde financeira atual.

A partir da análise do ano vigente é possível determinar os objetivos a serem alcançados projetando o crescimento dentro de um cenário atingível. Portanto, planejar financeiramente sua empresa para o próximo ano pode ser fundamental, para que, baseado nos relatórios gerados, você saiba quais ações deverão ser aplicadas para os próximos meses.

As clínicas e/ou consultórios necessitam de um Planejamento Financeiro antecipado para poderem transcorrer o ano com segurança e maturidade para tomadas de decisões em investimentos a serem realizados ou mesmo estratégias a serem definidas com antecipação.

Abaixo separamos alguns pontos de atenção que são vitais para um bom Planejamento Financeiro.

 

Objetivo:

A primeira e mais óbvia dica para um Planejamento Financeiro é “definir objetivos” antes de qualquer coisa.

Definir um objetivo é uma tarefa simples que deve ser o mais precisa e completa possível. Por exemplo, se você deseja fazer uma reforma na sua clínica, deve exatamente estimar o quanto deve poupar, em determinado período para conseguir cumprir esta meta.

Esse passo é extremamente importante para que, na hora de administrar suas finanças, você consiga se manter no foco, sempre lembrando que existe um objetivo a ser cumprido.

 

Fluxo de Caixa:

A principal ferramenta a ser utilizada, é o fluxo de caixa que é basicamente uma ferramenta que visa o controle de todas as receitas e despesas realizadas, e possui a periodicidade que o usuário desejar. O fluxo de caixa permite a percepção atual e dos meses futuros, através dele é possível detectar as falhas ocorridas durante o ano vigente e ter a certeza dos planos de ação para alcançar os novos objetivos.

 

Precificação:

Ao se preocupar com o planejamento do ano seguinte, é necessário se atentar para os valores praticados, ou seja, a precificação de cada procedimento realizado e consequentemente sua respectiva margem de contribuição. Será através dela, onde será determinado os investimentos para o próximo ano e/ou, se os investimentos realizados foram adequados para a realidade existente.

 

Política Financeira:

A política financeira é de suma importância para que possa praticar as vendas dentro de um cenário que não comprometa o seu capital de giro, ou seja, em algumas ocasiões nos deparamos com parcelamentos longos que não condizem com a realidade do negócio, o que acaba gerando desencaixe entre os recebíveis e as contas a pagar.

A vantagem de fazer um Planejamento Financeiro é conseguir ter uma visão geral do seu ano e evitar futuras surpresas. O mês Janeiro, é sempre um mês com contas mais altas, como IPTU e IPVA, por exemplo. No mês de abril, é a hora de fazer o Imposto de Renda, em dezembro é a época de festas, etc.

Com certeza ao realizar um Planejamento Financeiro completo e minucioso você saberá quais meses terá menos dinheiro disponível em caixa.  Assim, é possível escolher com mais sabedoria os momentos corretos para botar em prática seus objetivos

Se considerarmos reservar um olhar mais atento ao Planejamento Financeiro, conseguiremos caminhar seguramente e de maneira mais profissional para o próximo ano.

Se você deseja aprender mais sobre finanças para sua clínica ou consultório, te convidamos a acessar nossos conteúdos financeiros aqui mesmo no nosso blog. E se você, médico, precisa de ajuda com o departamento financeiro de seu negócio, a MedConsulting pode te ajudar, possuímos um método desenvolvido na experiência de 10 anos em consultoria médica especializada. Entre em contato conosco e agende uma reunião.

 



Abrir Conversa