Médico, você sabe como controlar o fluxo de caixa da sua Clínica?

Você sabe se a sua Clínica ou Consultório passa algum dia do mês no vermelho? Segundo o IBGE, mais de 60% dos negócios Médicos fecham nos seus primeiros 5 anos e a falta de controles financeiros pode ser um dos motivos.

O Fluxo de Caixa é o principal passo para garantir a organização financeira do seu negócio. A prática é indispensável para que você saiba o que está entrando de renda e o que está saindo de gastos, de forma que seja possível acompanhar e analisar a saúde financeira da clínica. Assim, você consegue saber se está tendo prejuízo, gerando lucro ou “empatando”.

Um dos maiores benefícios do Fluxo de Caixa é conseguir remanejar datas de pagamentos e recebimentos para passar todos os dias do mês no azul e também se programar para possíveis ausências de trabalho. 

Você pode fazer o Fluxo de Caixa de duas formas: manualmente ou digitalmente. Mas é fundamental que este acompanhamento seja feito, de forma sistemática.

Manualmente, você pode utilizar um Livro Caixa e registrar, no papel, todas as alterações de caixa ao longo do mês. O problema disso é que dificilmente você pode gerar relatórios e gráficos a partir dos dados – isso torna-se uma tarefa muito difícil e extremamente manual.

Já digitalmente, você pode manter os registros em seu computador em uma planilha de Excel ou através de um software com módulo de finanças.

De qualquer forma, é aconselhável que você busque ajuda especializada: contratar os serviços de uma empresa de Consultoria Médica facilita – e muito – a gestão da clínica. Assim, você evita erros e garante máxima eficiência.

A MedConsulting é a maior empresa de Consultoria Médica do Brasil. Entre em contato e descubra como melhorar a organização financeira de sua Clínica ou Consultório!



WhatsApp chat