Muitos médicos abordam a MedConsulting, com dúvidas sobre como estabelecer alguns critérios de funcionamento para o benefício das suas Clínicas ou Consultórios, como, por exemplo, a precificação de serviços. Por isso, na postagem dessa semana, decidimos responder algumas dúvidas comuns sobre o assunto. Confira a seguir!
– O que devo levar em consideração na hora de precificar? O essencial é levar em consideração o chamado custo hora-sala, ou seja, quanto custa para o Médico utilizar todos os recursos que são exigidos por uma Clínica ou Consultório para poder trabalhar.
Isso envolve colocar no papel todos os custos operacionais e consumíveis e então realizar um cálculo simples, onde o objetivo é chegar a uma margem de lucro de em torno de 33% do valor total. A partir disso, é possível manejar esses números, diminuindo custos ou aumentando preços para atingir essa margem, que é uma média geral para empresas de serviço.
Não é uma regra geral, pelo contrário: Ela pode variar conforme as necessidades ou possibilidades da Clínica ou Consultório. É somente um valor-base que serve para orientar o planejamento financeiro do seu negócio de serviços.
– Como funciona esse custo hora-sala?A taxa hora-sala pode ser estabelecida com um cálculo simples, primeiro reúna tudo o que custa para manter sua operação funcionando em um período de 3 a 6 meses: Custos fixos, ou seja, aqueles necessários tão somente para manter o local aberto (água, luz e telefone), folha de pagamento e os custos operacionais, ou seja, tudo o que você utiliza de consumíveis em procedimentos (máscaras, luvas, medicamentos, equipamentos, etc.).
Então, faça uma média desse custo e dívida pela quantidade de meses propostos. Você terá a chamada média-mês. Tome esse número e dívida pelos seguintes valores: Quantidade de dias úteis nele e/ou a sua quantidade horas úteis de trabalho e a quantidade de salas funcionando na sua Clínica ou Consultório. Com isso, você terá a sua hora-sala, ou seja, quanto custa para você manter esse local funcionando, cujo valor você irá usar como base para determinar a sua margem de lucro de 33%.
– Por que esses 33% de lucro? É uma divisão simples onde o serviço é valorizado, mas não de forma abusiva ou impraticável. Essa divisão leva em consideração o fato de que, em geral, do orçamento total de uma empresa de serviços, 33% envolvem custos operacionais, outros 33% de mão de obra, e o que sobra pode ser considerado lucro.
– Devo oferecer uma política de descontos? É relativo. Irá depender da sua margem de lucro para dizer se isso é possível. Algumas coisas que precisam ser levadas em consideração: Custos, em geral, são difíceis de serem mudados. No entanto, eles podem variar bastante de serviço para serviço e, dependendo da sua margem de lucro geral, você pode optar por oferecer valores menores nos procedimentos que trazem as maiores margens de lucro.
Uma dúvida frequente é sobre procedimentos para colegas médicos e familiares. A opinião da MedConsulting é: Descontos para Médicos podem ser usados para valorizar sua rede de relacionamento, o que é sempre importante no setor de serviços. No caso de descontos para familiares, orientamos sempre cobrir pelo menos o custo operacional, para que o custo da sala e do procedimento não provoque prejuízo ao Médico.
Essas são algumas dicas da MedConsulting para a precificação de serviços médicos.
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