Médico, dar um feedback para sua equipe é um desafio para você?
Médicos, por definição, são especialistas no trato humano. Mas, como muito se diz por aí, em casa de ferreiro, o espeto é de madeira. Apesar do seu vasto conhecimento sobre o corpo e a saúde humana, muitos Médicos têm dificuldade em desenvolver a inteligência emocional necessária para gerir seus colaboradores.
Afinal, eles são seres humanos, e possuem características e necessidades diferentes. Explorar seu máximo potencial implica em saber como se comunicar com essas pessoas, respeitando suas particularidades e individualidades. Lembre-se: sua equipe é mais do que a soma das partes. E, para isso, essas partes precisam ser reconhecidas.
O problema é que o ambiente e cotidiano de muitas Clínicas e Consultórios não privilegia uma comunicação interpessoal mais fluida e natural. Na correria do dia a dia, a comunicação direta e reta pode assustar os colaboradores, gerando um turnover muito alto – o que significa dores de cabeça administrativas e financeiras.
Por isso, desenvolver essa inteligência emocional através de uma metodologia que privilegie um feedback que seus colaboradores sejam capazes de entender e aceitar, além de abrir a possibilidade do diálogo, é algo essencial para o sucesso do seu negócio. Isso gera autonomia e independência do colaborador, para que ele aprenda no processo construtivo a implementar soluções, focar em resultados e otimizar recursos.
Uma técnica simples, que qualquer um pode aplicar, é a análise de fatos. Um princípio aristotélico que abre a possibilidade de entender e dialogar sobre cada etapa de uma situação que precisa ser entendida. Funciona assim:
• Fato: Qual foi o fato?;
• Reação: Reação do médico em relação ao fato;
• Consequências do fato: Desperdício/prejuízo/reclamações/diminuição da taxa de indicação: consequências que o fato pode trazer para a Clínica ou Consultório;
• Solução: Mesmo com uma solução em mãos, é importante dar a chance para o colaborador refletir como ele poderia trazer uma solução própria. Isso abre espaço para o diálogo e a escuta empática, aprendendo com e durante o processo.
Após esse processo, é possível analisar qual opção é a melhor, valorizando a participação do colaborador e trazendo o melhor resultado para a empresa.
Esse é o trabalho da MedConsulting. Nossos especialistas estão prontos para ajudar o Médico a implementar o melhor método de diálogo com seus colaboradores, e ajudá-lo a desenvolver sua inteligência emocional enquanto gestor e administrador.
Entre em contato conosco e faça seu orçamento.