Motive seus colaboradores!

Aqui na MedConsulting, nós sempre insistimos para os nossos clientes que um dos segredos do sucesso da sua Clínica ou Consultório é encará-la como um negócio – e isso vale para os seus colaboradores. Por mais sua Clínica seja a realização do seu sonho e da sua visão como Médico, para seu secretariado, atendimento, agentes de limpeza e manutenção, etc. ela é a empresa onde eles trabalham.

Por isso, cabe a você mantê-los motivados e envolvidos com a filosofia do seu local de trabalho. E acredite: A motivação dos seus colaboradores não é só alguma questão moral abstrata de faze-los ou não felizes em seu local de trabalho. Um funcionário desmotivado, ou mesmo um apenas satisfeito, apresenta um volume e qualidade de trabalho muito diferente de um realmente motivado e envolvido com seu local de trabalho.

Esse colaborador se caracteriza por fazer apenas o mínimo possível em sua rotina e espera ansiosamente o fim do dia para voltar para casa. Ele pode estar acomodado nesta situação ou à procura de uma proposta de trabalho melhor, enxergando seu posto atual como algo transitório e/ou insatisfatório. E entender essa sua condição é o primeiro passo para desenvolver ações estratégicas e reverter essa situação. Afinal, se você o contratou em primeiro lugar, significa que ele realmente tem algo para oferecer, certo?

Mas afinal, o que significa manter um funcionário motivado?

A resposta começa com algo relativamente simples: Felicidade e conforto. No entanto, existem muitas maneiras das quais isso pode se desdobrar. A ideia inicial que muita gente tem é que o dinheiro é o único fator-chave; pagar bem seus colaboradores é realmente estimulante, mas apenas dinheiro pode não ser o único fator decisivo para garantir que esse trabalhador entregue o melhor que ele pode fazer.

A principal característica de um funcionário realmente motivado é ir além do que lhe é pedido. Ele está mais disposto a investir seu tempo em pensar em formas de melhorar os processos da empresa do que procurar outras oportunidades de emprego. Isso significa que, para ele, crescer com a empresa é importante, e parte do seu trabalho de motivação é oferecer as condições para isso, e não apenas o dinheiro relacionado ao seu trabalho.

No geral, a MedConsulting tem algumas dicas para você já ir trabalhando essa motivação. Confira:

  • Reconhecimento: Dar um feedback objetivo para seus colaboradores é importante para aqueles que precisam de reconhecimento. Saber que seu trabalho está sendo visto como algo positivo, seja na forma de elogios ou prêmios, é o que mantém essa pessoa motivada;
  • Aprendizado: Para muitos colaboradores, evoluir é o que os motiva. Pense em como você pode oferecer cursos, treinamentos ou até mesmo um aprendizado empírico, delegando tarefas que não necessariamente condizem com seu posto, mas que demonstram confiança da sua parte neste colaborador;
  • Segurança: Algumas pessoas mostram o seu melhor somente quando se sentem seguras dentro de um ambiente e entre as pessoas nele. Para esse colaborador é importante sentir a estabilidade do emprego e criar laços que estreitam a equipe, que tornam o local de trabalho em algo a mais do que isso: Talvez uma extensão do seu próprio lar;
  • Delegar: Todos gostam de se sentir úteis. Um chefe ou uma empresa centralizadores fazem com que alguns funcionários se sintam uma mera peça dentro de uma hierarquia. Para esse colaborador, é importante receber a confiança dos seus líderes, seja através de autonomia, seja através de tarefas de confiança;
  • Dinheiro: Mas é claro que sim. Você pode oferecer as melhores condições de trabalho, mas se o que esse colaborador recebe não é o bastante para garantir sua estabilidade e conforto na vida fora da sua Clínica, ele certamente irá procurar outra coisa assim que possível, e não entregará o melhor aí.

Com essas dicas, você já consegue criar um ambiente mais estimulante e envolvente para seus colaboradores em seus diferentes perfis. E quem ganha com isso, claro, é sua Clínica ou Consultório, que receberá dos seus colaboradores o melhor dos seus talentos.

Quer saber mais sobre como motivar seus colaboradores? Entre em contato com os especialistas da MedConsulting e agende sua reunião.



WhatsApp chat