O que saber antes de abrir sua Clínica ou Consultório - MedConsulting
 

O que saber antes de abrir sua Clínica ou Consultório

Médico, você sabe o que deve ser avaliado antes de se abrir seu Consultório?

Um sonho compartilhado por muitos Médicos é ter seu próprio negócio. No entanto, esse sonho não pode se sobrepor a uma avaliação racional e realista da viabilidade de um investimento como este.

Por isso, antes de qualquer outra coisa, é necessário que seja feito um estudo para entender o quão viável é essa ideia, fazendo primeiramente a pergunta mais importante de todas: Quanto esse investimento vai me custar? Em quanto tempo terei o retorno deste investimento?

O cálculo exige atenção, detalhe e muita análise. Comece discriminando o custo em tópicos gerais mais relevantes:

  • Custo até a inauguração, lembrando que se trata de um período sem entradas;
  • Custo do dia-a-dia do negócio, ou a manutenção geral do negócio, compra de consumíveis, etc;
  • Capital de giro, afinal, boa parte dos novos negócios dão prejuízo nos primeiros meses.

Determinado o custo, é hora de fazer projeções para o negócio. Para isso, é preciso entender a capacidade operacional da sua Clínica ou Consultório. Nesse conceito, estão inseridos valores como a capacidade de faturamento mensal, a curva de crescimento do seu negócio e o prazo para que ele atinja sua capacidade máxima operacional.

Colocando essas informações para serem visualizadas em um gráfico, é possível entender em quanto tempo sua Clínica ou Consultório irá atingir o ponto de equilíbrio e qual será o retorno sobre o investimento (ROI) desse modelo de negócio.

Após entender a viabilidade, o Médico precisa estar alinhado com sua contabilidade sobre qual o melhor tipo enquadramento fiscal para sua Clínica ou Consultório, além de imaginar cenários de remuneração e gastos dentro do seu negócio, para determinar custos que não estão diretamente relacionados à operação.

Após validar o modelo de negócio, você precisa começar a pensar na sua equipe.

  • Quantos funcionários são necessários para garantir a qualidade da operação?
  • Quais as rotinas, cargos e tarefas serão distribuídas entre os colaboradores?
  • Quais os valores de salários e benefícios?
  • Qual a carga de treinamento que o funcionário receberá antes da inauguração da Clínica ou Consultório?

Todas essas perguntas envolvem valores que precisam ser definidos.

Por fim, é preciso pensar no seu Planejamento de Marketing, que será determinante para gerar o recurso mais importante da sua Clínica ou Consultório: seus pacientes. Esse planejamento se debruça sobre dois pilares: a captação de pacientes e sua jornada dentro da sua Clínica ou Consultório. A estratégia deve ser aplicada pensando sempre em cumprir os números projetados no planejamento financeiro, tanto de custos como de vendas.

Com isso, você deverá ter uma visão mais consistente e realista das exigências para se abrir sua Clínica ou Consultório.

Médico, a MedConsulting, com mais de 10 anos de experiência na área da saúde, sabe como fazer esse planejamento para você. Conosco, você terá a segurança de um estudo realista e sério para considerar a abertura da sua Clínica ou Consultório.

Entre em contato conosco e faça seu diagnóstico.



Abrir Conversa