Planejamento tributário

Um bom planejamento tributário é essencial para a administração financeira de uma Clínica ou Consultório. Afinal, apesar de ser um empreendedor, o Médico trabalha com um setor que possui diversas legislações, características e necessidades específicas. Adequar-se a elas não é apenas uma questão de funcionalidade, mas também de economia: Quando se entende como a tributação do setor funciona, é possível economizar dentro dos limites da lei.

Primeiramente, é importante lembrar que o Médico pode atuar tanto como pessoa física quanto como pessoa jurídica. Quando ele atua no primeiro caso, ele emite um recibo para os seus serviços. O controle desses recibos é chamado de “livro-caixa”, que faz o controle mensal das entradas que formaram sua receita e de todas as despesas e custos desses serviços. Esses valores incluem coisas como consultas, exames e procedimentos. Tudo deve ser registrado.

Dependendo do lucro que será lançado na tabela de imposto de renda, o registro como pessoa física pode isentar o Médico em até 27,5% do valor dos tributos. Ou seja, algo que é bastante vantajoso, dependendo das pretensões e possibilidades do Médico.

Por outro lado, temos a pessoa jurídica. Quando o médico opta por atuar como pessoa jurídica, ele pode se enquadrar em 3 categorias de lucros:

  • Lucro Real: Similar ao modelo de pessoa física. Costuma ser mais utilizado em estruturas grandes como hospitais, pois demanda mais cuidado e atenção na administração dos dados;
  • Lucro Presumido: É um regime tributário simplificado para determinar a base de cálculo do Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido (CSLL) para pessoa jurídica. Como o nome indica, o lucro presumido é baseado na presunção do lucro da empresa em determinado período;
  • Lucro Simples Nacional: Simples Nacional é um regime tributário facilitado e simplificado para micro e pequenas empresas.Ele permite o recolhimento de vários tributos federais em uma única guia. A alíquota é progressiva, até a receita bruta anual de R$ 4,8 milhões.

Entender esses conceitos é fundamental na administração financeira de clínicas e consultórios médicos. E a MedConsulting possui consultores especializados que irão te orientar sobre todas essas informações, e ajudar o Médico a determinar qual escolha é a melhor para o seu negócio!

Entre em contato conosco e saiba mais!

 



Abrir Conversa