Para quem está planejando a abertura da sua clínica, existem três pontos principais. Eles são necessários para uma prévia avaliação e mitigação de riscos: Marketing, Financeiro e Recursos Humanos.
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O primeiro passo para quem está planejando a abertura da sua clínica, o marketing, geralmente, é confundido com a “propaganda”. Mas ele é mais do que isso. Marketing é, primordialmente, o conceito da entrega de valor para o seu consumidor. Planejar uma marca, valores, portfólio de produtos e/ou serviços e o desenho da relação com o cliente ajuda a ter uma visão clara de como o negócio será.
Então, após estas definições, o planejamento financeiro surge para dar referência entres os valores gastos pré-abertura (reforma, site, contratos, licenças…). Assim como custos, despesas operacionais, e possível faturamento. Além de termos a resposta se o negócio é lucrativo, temos que entender se ele é viável financeiramente. Ou seja, se ele traz o retorno esperado mediante aos valores depreendidos.
Por fim, uma análise de RH é fundamental uma vez que, no fim, quem realiza tudo isso são pessoas. Por isso, um planejamento, com cargos e funções específicas, com os processos que devem ocorrer internamente bem estabelecidos, auxilia no bom funcionamento da clínica.
Se está planejando a abertura da sua clínica, fique tranquilo, a MedConsulting tem consultores especializados no assunto. Entre em contato conosco para agendar uma reunião. E, assim, entender como podemos auxiliar no seu caso.
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