Planejando a abertura do sucesso

A pergunta que mais ouvimos na hora de conversar com médicos é:

Qual modelo de negócio é o ideal? Como contratar colaboradores? Devo investir em Marketing logo no início?

A MedConsulting, a melhor consultoria médica do Brasil, quer ajudar o Médico no planejamento da abertura da sua Clínica ou Consultório, deixando claras e definidas todas as prioridades desse processo e otimizando resultados logo no início das atividades.

A primeira coisa que o Médico deve considerar é: o modelo de negócio da minha Clínica ou Consultório é viável? A definição desse modelo não é uma decisão apenas proforma: ela é um reflexo das possibilidades e das expectativas do Médico para o seu negócio. Quando se trata da visão de custos desse tipo de negócio, é possível dividir em três categorias principais, segundo os custos:

  • Custo até a inauguração: Autoexplicativo, leva em consideração os valores consumidos até o momento da inauguração;
  • Custo da manutenção do dia a dia da Clínica ou Consultório: Trabalha com as variáveis cotidianas, observando os custos de todos os setores que são necessários para manter a Clínica ou Consultório ativa;
  • Capital de Giro: Uma nova clínica ou consultório médico pode, em um primeiro momento, principalmente para médicos que estão iniciando suas carreiras ter uma receita menor do que as despesas, o que é natural, visto que está iniciando a captação dos seus pacientes. Portanto, é de fundamental importância que você tenha mapeado a necessidade do capital de giro para manutenção da sua empresa até que ela atinja o ponto de equilíbrio ou seja, aquele mês que finalmente você não precisa mais injetar dinheiro na Clínica ou Consultório. Além disso, um elemento essencial a ser levado em consideração são os colaboradores, cujos custos são parte importante do planejamento financeiro. É preciso dimensionar corretamente a equipe de acordo com a realidade da Clínica ou Consultório, e entender que a equipe deve crescer conforme o faturamento vai evoluindo. Cada passo como esse deve ser calculado previamente dentro do seu plano de negócios.

Além disso, um elemento essencial a ser levado em consideração são os colaboradores, cujos custos são parte importante do planejamento financeiro. É preciso dimensionar corretamente a equipe de acordo com a realidade da Clínica ou Consultório, e entender que a equipe deve crescer conforme o faturamento vai evoluindo. Cada passo como esse deve ser calculado previamente dentro do seu plano de negócios.

Ainda sobre os colaboradores, pensar no seu processo de entrada garante que você consiga a equipe ideal. Invista em recrutamento e seleção para trazer profissionais gabaritados, realizando um processo seletivo certeiro. Isso faz com que você não perca tempo e dinheiro investindo em colaboradores que não são capacitados, ou que não tenham perfil para sua Clínica ou Consultório.

A entrada e manutenção – ou mesmo fidelização – dos seus pacientes é outro pilar fundamental; afinal, eles são sua fonte de renda e “matéria prima” do seu trabalho. Para atraí-los, lembre-se de investir em marketing. Quando se começa um negócio é o momento de tornar a sua marca conhecida e captar clientes. Mas essa captação deve ser conduzida de maneira estratégica, para que consiga alcançar pacientes do público-alvo correto, otimizando seus investimentos.

Parte mais específica do planejamento de abertura, assim como da continuidade do planejamento financeiro, é o planejamento tributário. Esteja atento ao melhor enquadramento possível para que sua clínica tenha a menor alíquota de impostos.

Por fim, mantenha um controle rígido dos seus gastos. Seja ele através de uma planilha ou de um sistema, é fundamental que o médico realize esse controle diariamente, sempre projetando os seus gastos e os seus recebimentos para que tenha uma visão estratégica da saúde financeira da sua clínica ou consultório médico

Médico, planeje o sucesso da sua Clínica ou Consultório a partir da sua abertura. A MedConsulting tem o know-how para isso, e está pronta para compartilha-lo com você. Entre em contato conosco e agende sua reunião com um dos nossos Consultores.



Abrir Conversa