Médico, você sabe qual a sua margem de rentabilidade por procedimento?
Precificação é um dos grandes desafios para qualquer profissional. Afinal, um único valor precisa abranger em si justiça ao serviço, lucro para o profissional e condições de investimentos para o seu negócio. Ao contrário do que muita gente pensa, não se trata apenas de especular um valor e ver se o seu paciente está disposto a pagar. É necessária consciência nessa tomada de decisão.
Uma base a ser usada no processo de precificação é a referência: o contato com outros colegas e também com os representantes dos laboratórios pode servir como uma orientação inicial do tipo de preço que pode ser estabelecido.
No entanto, é preciso levar em consideração que a realidade de muitos Médicos é bastante particular, e o preço dos seus serviços deve estar adequado a essa realidade. O tempo necessário para realização de cada procedimento é único, assim como o custo por minuto da sua estrutura.
Vamos começar pelo custo dessa estrutura ou, a taxa de sala. Essa taxa envolve todos os elementos necessários para o seu funcionamento. Exemplo: Quando utilizada qualquer tipo de tecnologia, o Médico deve levar em consideração o quanto o equipamento deprecia; seu custo financeiro; seguro e manutenção.
Há também o quanto se gasta de insumos e material na realização de procedimentos. No custo de venda, é preciso considerar condições de parcelamento e emissão de nota. No custo de terceiros, uma realidade para muitos Médicos, inclui na precificação o custo de realização do procedimento mais a margem de terceiros, como médicos parceiros de outras especialidades ou mesmo prêmios para a equipe por metas.
Ao considerar todas essas variáveis, é possível avaliar de maneira mais consciente e realista a margem de cada procedimento e ajustar os valores de acordo com a necessidade. Essa análise é muito importante pois, a partir dela, o Médico tem condições de criar a sua política de descontos, por exemplo, e pensar estrategicamente quais os procedimentos mais rentáveis para direcionar o seu Planejamento de Marketing.
Esse é um dos serviços prestados pela MedConsulting para sua Clínica ou Consultório. Com 10 anos de experiência na área da saúde, podemos ajudar você a encontrar o preço ideal para o seu procedimento, justo para o paciente e lucrativo para o seu negócio.
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