Seis passos para gestão do fluxo de caixa - MedConsulting
 

Seis passos para gestão do fluxo de caixa

É fato que muitos Médicos acabam tendo prejuízos evitáveis por decisões de investimentos que não foram bem planejados ou planejados sem a devida segurança.

 

A sua Clínica ou Consultório tem que ser tratada como um negócio e o planejamento do seu Fluxo de Caixa é um dos aspectos mais importantes a serem observados.

Por isso, separamos aqui algumas razões para organizar seu fluxo de caixa e melhorar o seu planejamento financeiro. Confira:

1 – Organizar as rotinas financeiras: Todo gestor e administrador deve ser, antes de tudo, disciplinado. Organização é a primeira de muitas chaves para o sucesso, pois torna todo esforço mais eficiente.

Acompanhar de perto os indicadores de desempenho mais importantes, como faturamento, custos fixos, custo total, lucro nominal, margem de lucro e nível de endividamento, por exemplo, são essenciais para garantir o crescimento da sua Clínica ou Consultório;

2 – Entradas e saídas: A divergência no lançamento de notas pode provocar interpretações equivocadas. Por isso, seja claro e preciso na maneira como essas informações são comunicadas e organizadas.

O que entra e sai deve ser rigorosamente registrado. Tudo o que envolve o funcionamento cotidiano e a presença de pessoas dentro da sua Clínica ou Consultório representa um custo. Pequenos valores diários, no fim do mês, podem fazer uma diferença significativa;

3 – Conhecimento de contas a pagar enquanto houver: Envolve, claro, exercer o controle sobre as contas a pagar, assim como sobre as que já foram pagas. Isso deve ser feito alinhando e alimentando as ferramentas que são utilizadas para manter o controle orçamentário. Isso não se reduz apenas a processos operacionais.

É sobre oferecer uma visão estratégica que irá ajudar a realizar um planejamento financeiro que visa a expansão e o investimento na sua Clínica ou Consultório, observando quais recursos serão necessários para pagamentos futuros e se eles já estão disponíveis ou não;

4 – Recebíveis a prazo: Importantíssimo, inclusive para que você verifique se seus recebimentos serão suficientes para pagar suas despesas e ter a sua retirada pessoal, com segurança.

5 – Facilidade de projeção de investimentos: Controlar o fluxo de caixa permite avaliar se a pretensão de um investimento é viável ou não. É essa análise que irá projetar os retornos com base no investimento necessários, e então pontuar se esse é um investimento válido e realista para as condições da sua Clínica ou Consultório. Isso permite uma maior eficiência no planejamento, discernindo projetos que compensam o investimento e o esforço sobre ele – algo importante, principalmente, quando se tem mais de um projeto em vista;

6 – Conhecer a saúde financeira da sua empresa: Cada Clínica ou Consultório possui necessidades específicas, que precisam ser atendidas dentro das possibilidades – mas sem deixar de calcular riscos para saber onde, quando e como investir o seu dinheiro. Com isso, é possível economizar, ao mesmo tempo em que se garante a lucratividade do seu negócio.

A MedConsulting é especialista no cuidado da vida e da carreira do Médico. Entre em contato conosco e faça seu orçamento!

Nós podemos te ajudar a implementar este processo de forma muito assertiva. Conheça nossa metodologia. Ela foi desenvolvida usando como base 10 anos de experiência em Clínicas e Consultórios. Entre em contato conosco e conheça nossas soluções!

 



Abrir Conversa