Todo negócio necessita de um olhar estratégico para a área comercial, ou seja, vendas. Na área da saúde isto não é diferente, principalmente devido ao grande aumento de novas Clínicas e Consultórios.
É preciso entender que não apenas a medicina evoluiu, mas os pacientes também. A equipe que auxilia e colabora com o Médico agora lida com uma geração que tem acesso à informação, questiona e exige o melhor porque sabe o que é melhor.
Portanto, o Médico tem de se preocupar em oferecer experiências e soluções além de produtos e serviços convencionais. Para que isso seja feito de forma eficaz e profissional é importante que haja conhecimento técnico e repertório na área de vendas.
Toda a equipe precisa estar preparada para apresentar um atendimento com a mesma excelência do atendimento médico, demonstrando conhecimento de causa e segurança sobre o que é oferecido. E para melhorar a performance de equipe é que a MedConsulting oferece seu exclusivo treinamento em vendas.
Benefícios
Investir em Treinamento de Vendas traz uma série de vantagens, tanto para a Clínica quanto para seus colaboradores. Conheça algumas delas:
Autoconhecimento: quando o profissional conhece suas habilidades, identifica seus pontos fracos e os pontos fortes, consegue focar em seu desenvolvimento;
Competitividade: é saudável, sobretudo na área comercial, para manter a motivação e alcançar metas. Dessa forma, ajuda no desempenho dos colaboradores que, ao perceberem os bons resultados dos colegas, acabam se espelhando para vender ainda mais. Em contrapartida, o que costuma vender mais, precisa se sentir ameaçado para não se acomodar e continuar mantendo seu nível de performance;
Conhecer o perfil do paciente: cada pessoa possui um canal de comunicação predominante. Por isso, quando não nos comunicamos de acordo com o perfil de quem está ouvindo, a mensagem não é transmitida da maneira correta. Se o paciente tem perfil visual, por exemplo, o colaborador se sairá melhor caso esteja com uma boa aparência ou apresente algum slide. Se o perfil for auditivo, uma boa conversa em um ambiente tranquilo será mais efetiva. Entretanto, no caso de paciente com perfil sinestésico, é interessante quando ele consegue pegar ou experimentar o produto;
Ouvir o paciente: ensinar não apenas empatia, ou seja, ser sorridente e simpático, mas sim a ouvir mais o paciente com o qual está lidando. É preciso entender que, hoje, lida-se com um paciente que tem acesso à informação e, por isso, cobra o que sabe. Muitas vezes, o atendente se preocupa mais em apresentar o produto ou serviço e esquece do diálogo, importante para entender o problema, respeitar o repertório do paciente e chegar a uma solução;
Persuasão: ter técnicas de persuasão é essencial na hora de fechar um negócio. Isso porque, em alguns casos, o atendente terá que lidar com resistência, insegurança e desconfiança por parte do paciente. Portanto, os argumentos farão toda a diferença no final.
A MedConsulting é a mais experiente empresa de Consultoria Médica do Brasil. Entre em contato conosco, nós podemos te ajudar!