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Treinamento de Vendas

Atualmente todo negócio necessita de um olhar estratégico para a área comercial, ou seja, vendas. A quantidade crescente de Médicos se formando e automaticamente o número de Clínicas e Consultórios no mercado tem aumentado a concorrência e, consequentemente, a oferta. Isso acaba gerando mais opções de escolhas para atender as necessidades do paciente.

Com isso, os critérios para definir a compra também mudaram e a preferência do paciente não está mais ligada somente ao tipo de produto ou serviço ofertados, mas sim aos benefícios, soluções e relacionamento estabelecido com a Clínica, Consultório e o Médico.

Portanto, o Médico tem de se preocupar em vender experiências e soluções além de produtos e serviços. Para que isso seja feito de forma eficaz e profissional é importante que haja conhecimento técnico na área de vendas, que pode ser adquirido através de um Treinamento.

Benefícios

Investir em Treinamento de Vendas traz uma série de vantagens, tanto para a Clínica quanto para seus colaboradores. Conheça algumas delas:

  • Autoconhecimento: Quando o profissional conhece suas habilidades, identifica seus pontos fracos e os pontos fortes, consegue focar em seu desenvolvimento;
  • Competitividade: É saudável, sobretudo na área de vendas, para manter a motivação e alcançar metas. Dessa forma, ajuda no desempenho dos colaboradores que, ao perceberem os bons resultados dos colegas, acabam se espelhando para vender ainda mais. Em contrapartida, o que costuma vender mais, precisa se sentir ameaçado para não se acomodar e continuar mantendo seu nível de performance;
  • Conhecer o perfil do paciente: Cada pessoa possui um canal de comunicação predominante. Por isso, quando não nos comunicamos de acordo com o perfil de quem está ouvindo, a mensagem não é transmitida da maneira correta. Se o paciente tem perfil visual, por exemplo, o colaborador se sairá melhor caso esteja com uma boa aparência ou apresente algum slide. Se o perfil for auditivo, uma boa conversa em ambiente tranquilo será mais efetiva. Entretanto, no caso de paciente com perfil cinestésico, é interessante quando ele consegue pegar ou experimentar o produto;
  • Ouvir o paciente: Um bom Treinamento de Vendas, consegue ensinar o colaborador a ouvir mais o paciente com o qual está lidando. Muitas vezes, o atendente se preocupa mais em apresentar o produto ou serviço e esquece do diálogo, importante para entender o problema e chegar a uma solução;
  • Persuasão: Ter técnicas de persuasão é essencial na hora de fechar um negócio. Isso porque, em alguns casos, o atendente terá que lidar com resistência, insegurança e desconfiança por parte do paciente. Portanto, os argumentos farão toda a diferença no final.

Treinamento de Vendas: Por onde começar?

  • Antes de mais nada, é fundamental analisar a situação atual da sua Clínica ou Consultório, incluindo as pessoas, o processo de vendas e os indicadores de performance e resultado. Dessa forma, será possível construir uma base de conhecimento sobre as particularidades do negócio e mapear os pontos fracos e fortes da equipe, os assuntos de maior dificuldade ou que há interesse em aprimorar.

    O Treinamento pode ter objetivos diversos. Entre eles, por exemplo, gerar conhecimento, desenvolver habilidades e mudar atitudes. Portanto, a partir da necessidade, é importante definir qual é a finalidade do Treinamento e estabelecer prioridades.

    Por fim, uma das etapas mais importantes de um Treinamento é avaliar os efeitos e a continuidade do conhecimento adquirido. Portanto, para que o treinamento seja efetivo, analise sua equipe constantemente, identifique problemas, variações de resultados, possíveis melhorias e dê feedbacks.

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