Como o marketing pode te ajudar a sair da crise

Em tempos de crise, os médicos precisam se atualizar e encontrar uma forma diferenciada para trazer mais clientes para suas clínicas e
consultórios. O marketing é um pilar importante para isso, já que por meio dele é possível ser reconhecido mais facilmente do que no boca a boca de seus pacientes.
Tanto o marketing 360° quanto o marketing digital são ferramentas que, juntas ou separadas, podem apresentar bons resultados para todas as especialidades médicas.

Veja também:

Marketing 360°

Marketing 360° é uma estratégia de comunicação dirigida aos clientes, possíveis consumidores e mercado. Trata-se se uma série de funções e
atividades essenciais para que uma clínica seja reconhecida no seu ramo de atividade. Todos os fatores da empresa devem ser analisados
por essa área, entre eles:

DNA da Marca:

são verificadas as bases do negócio, como visão, missão e valores, fraquezas e oportunidades, além dos quatro P’s básicos (produto, praça, preço, promoção).

Marketing de relacionamento:

quando a clínica for nova, é preciso criar uma rede de clientes que frequentem regularmente o local. Caso já tenha uma base, é feito o C.R.M, ou seja, a gestão da carteira dos pacientes, como ações que envolvem o paciente como o dia das mães e aniversário, por exemplo.

Metas:

são estabelecidos objetivos SMART que consistem em atingir metas específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e temporais para o  crescimento da clínica/consultório.

Marketing Digital

Nos dias de hoje, a internet pauta o cotidiano e as relações sociais. A presença dos dispositivos móveis é constante e pode determinar a escolha de um produto ou serviço. Quando se trata de saúde, antes ao sentir um sintoma logo se pensava em procurar um especialista como primeira opção, agora abre-se o navegador e as plataformas de busca são escaladas para saber o porquê daquilo.

Aqui está a importância em estar bem posicionado nessas plataformas. Ao buscar determinado sintoma ou especialidade, o paciente pode
encontrar a sua página e marcar uma consulta no seu consultório. O marketing digital utiliza um conjunto de atividades e ferramentas disponibilizadas pela tecnologia para atrair novos clientes, criar um relacionamento e desenvolver a imagem e especialidade médica através de blogs, sites, motores de busca, mídias sociais e e-mail.

É fundamentado pela metodologia de gestão do marketing digital, que é dividido em cinco etapas, sendo elas: atração, conversão, relacionamento, venda e análise. Por meio dele é possível calcular detalhadamente o retorno de cada investimento, definindo métricas
claras e simples de medir.

Hoje, já existem empresas especializadas em fazer toda consultoria médica no ambiente digital, uma das vertentes oferecidas pela MedConsulting, que criam maiores oportunidades para os médicos e clínicas, dando o direcionamento correto para aumentar seu negócio.

 


Posted in Marketing


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *