Mais do que simplesmente uma ferramenta de bate-papo entre amigos, o Whatsapp evoluiu e se tornou uma poderosa aliada dos empreendedores – em particular os micro e pequenos, que são aqueles que mais dependem da comunicação direta com seu público.
Nesse caso, é desnecessário dizer que você, Médico que é gestor e administrador da sua própria Clínica e Consultório, é um dos maiores beneficiados de ter um Whatsapp exclusivamente para o contato com seus pacientes – tanto os novos quanto os já fidelizados.
Mas, como qualquer outra ferramenta, é preciso saber usá-la. Muitos Médicos acreditam que apenas dar seu contato pessoal para os pacientes entrarem em contato quando quiserem é o bastante. Isso não só pode não ser útil como pode ainda dar dor de cabeça.
Por isso, a MedConsulting quer te dar algumas dicas sobre como administrar melhor seu Whatsapp:
Tenha um Whatsapp Business: Esse recurso facilita a interação com pacientes, incluindo ferramentas para automatizar, classificar e responder rapidamente a mensagens. Além disso, ele oferece ainda o acesso a métricas importantes, como o número de mensagens enviadas com sucesso, entregues e lidas pelas pessoas que estão interessadas nos seus produtos ou serviços.
Responda rápido: Pacientes são clientes como quaisquer outros. Isso significa que eles buscam agilidade e praticidade no momento do atendimento. Responda o paciente em no máximo 5 minutos e configure as mensagens padrão para que ele receba avisando-o que em breve será respondido. Isso ajuda a manter a retenção e, consequentemente, a conversão.
Também é uma ferramenta de marketing: Utilize o perfil e o status do Whatsapp business não somente para informar horário de atendimento, mas também para inserir links que levam a conteúdos relevantes, campanhas mensais, etc. Todo espaço oferecido pelo aplicativo deve ser usado pensando na comunicação de conteúdo relevante para o público.
Personalização importa: Um dos elementos mais importantes da jornada do paciente é a consciência de que ele está usufruindo de um serviço pensado para ele. A personalização das mensagens, baseada no perfil e interesses dos pacientes, é sempre mais eficiente em termos de satisfação e conversão do que mensagens genéricas.
Com essas dicas, você pode começar a usar bem seu Whatsapp Business. Agora, se quiser dar um passo além e profissionalizar seu Whatsapp com a ajuda de especialistas no assunto, é a hora de entrar em contato com a MedConsulting.
Estamos esperando por você.