É comum que o médico não tenha controle absoluto da gestão de sua clínica médica ou consultório. Por isso é necessário encontrar os melhores meios para identificar as demandas e conhecer a concorrência. Bem como organizar as finanças, ter uma equipe qualificada e se posicionar da maneira correta.
Com o auxílio da consultoria especializada, o seu negócio terá um planejamento estratégico completo. O que inclui o desenvolvimento de estratégias para atender as necessidades do público-alvo, reconhecer e tornar-se mais competitivo frente à concorrência. Encontrar os seus pontos positivos e fortalecê-los, bem como para posicionar a sua marca de forma a impactar o seu segmento de atuação.
Para isso é necessário saber quais são as principais bases para fortalecer a gestão da sua clínica médica e melhorar os resultados:
A gestão financeira de uma clínica médica é fundamental para mantê-la de forma saudável e sustentável. Acreditamos que o financeiro é o coração da clínica, é a partir dele que tomamos as decisões estratégicas.
A gestão financeira deve ser feita de forma metódica e exige quase tanto perfeccionismo quanto um cirurgião envolvido em um procedimento de alto risco para seu paciente. A diferença é que, se os devidos cuidados com a gestão financeira não forem levados a sério, quem corre graves riscos é a longevidade da sua clínica.
A gestão de Recursos Humanos é responsável por tudo que diz respeito ao funcionário. Por exemplo, documentação, treinamento, motivação e satisfação dos colaboradores. A MedConsulting faz um trabalho amplo com toda a equipe para deixar cada colaborador alinhado de acordo com as expectativas que o negócio exige.
São identificadas as necessidades para, dessa forma, direcionar o trabalho aos pontos mais críticos encontrados. Para isso, são realizadas entrevistas com cada membro da equipe que pode explanar sugestões e demonstrar os pontos fracos. Assim, consegue-se criar uma análise detalhada de cargos e tarefas para cada funcionário. Acompanhando de perto os processos internos para facilitar o treinamento e desenvolvimento de novos membros.
No mundo em que vivemos hoje, não estar no meio digital é como não existir. As clínicas e consultório estão sentindo cada vez mais a necessidade de se adaptar. Principalmente para conseguir atender as exigências do consumidor e obter mais clientes.
O marketing digital utiliza um conjunto de atividades e ferramentas disponibilizadas pela tecnologia para atrair novos clientes. Assim como criar um relacionamento e desenvolver a imagem e especialidade médica. Tudo isso através de blogs, sites, motores de busca, mídias sociais e e-mail.
É fundamentado pela metodologia de gestão do marketing digital que é dividida em cinco etapas. São elas: atração, conversão, relacionamento, venda e análise.
O marketing nas mídias sociais é uma estratégia de promoção e divulgação de marcas e serviços. Além disso é um canal de atendimento com o cliente final. Plataformas como Facebook, Instagram e LinkedIn são utilizadas como canal de contato. Outro ponto é que o social media funciona com um marketing de relacionamento. A fim de fazer contato com clientes potenciais para, depois disso, introduzir de maneira mais sutil a mensagem publicitária.
O investimento no marketing em redes sociais, além de ser extremamente melhor, por ser mais barato comparado as mídias tradicionais, traz retorno e pode ser mensurado com métricas claras e simples de serem medidas. Porém não se trata de uma estratégia rápida, já que possui um tempo de maturação para criar um relacionamento com o cliente.
Além disso, por meio dele é possível calcular detalhadamente o retorno de cada investimento, definindo métricas claras e simples de medir.
Se você precisa do auxílio da consultoria médica para melhorar a gestão do seu negócio, entre em contato com os especialistas da MedConsulting.