retencao de pacientes

Saiba a importância do relacionamento e da retenção de pacientes

As estratégias de retenção de pacientes são, sem dúvida, fundamentais para manter a boa rentabilidade do seu negócio. Além da garantia das consultas recorrentes, ter uma base de pacientes estável significa, portanto, reunir mais indicadores do serviço que o Médico oferece.

Na prática, entretanto, nem sempre as Clínicas e Consultórios dedicam a atenção necessária para esta área. Por isso, optam mais por ações que visam a captação de novos pacientes.

No entanto, reter e relacionar pacientes pode ser o que a Clínica precisa para ter um negócio sustentável e lucrativo. Além disso, quando há muita concorrência, a retenção torna-se ainda mais importante.

Confira abaixo alguns motivos para se preocupar com reter pacientes:

A retenção é o primeiro passo para conseguir pacientes fidelizados

Se seu negócio não está retendo pacientes como deveria, certamente não conseguirá fidelizá-los. Os benefícios de ter pacientes fidelizados são muitos e vão desde a maior geração de valor do serviço até a propaganda gratuita feita através do famoso marketing “boca-a-boca”.

Relacionar e reter pacientes é mais barato que conquistar novos

É mais vantajoso trabalhar a retenção e fidelização de pacientes do que investir em novas estratégias de atração de público alvo. Por exemplo, se você tem 100 pacientes e 30 deles param de consumir seu serviço e você não pensar em retenção, precisará conquistar 30 novos pacientes para cobrir este déficit.

A retenção de pacientes é um importante indicador

A retenção funciona como um indicador da qualidade do produto ou serviço oferecido. Então, se seus pacientes estão “deixando você”, é sinal que algo está errado.

Reter pacientes ajuda no equilíbrio da receita

É difícil prever lucro, demanda e outras coisas do tipo quando se tem uma baixa taxa de retenção.

Entretanto, quando a clínica tem uma retenção de pacientes alta é possível contar com o retorno dos mesmos, o que ajuda no planejamento de gastos e evita déficits.



WhatsApp chat