Análise de Mercado: você sabe o que é?

O que é Análise de Mercado?

 

Em princípio, a análise de mercado é um estudo que, de fato, tem como objetivo determinar as perspectivas de venda do produto no mercado externo. Assim como indicar a maneira de se obter os melhores resultados. Além disso, busca revelar se o produto poderá ser vendido a um preço razoável e, principalmente, em quantidade satisfatória. Assim, também permite analisar os mercados que oferecem melhores perspectivas. Bem como os padrões de qualidade exigidos pelo mercado importador e, sobretudo, o tempo necessário para se alcançar o nível ideal de vendas.

 

Afinal, quais são os objetivos da Análise de Mercado?

 

  • Selecionar mercados para a venda do produto;
  • Identificar, primordialmente, tendências e expectativas;
  • Reconhecer a concorrência no mercado externo;
  • E, enfim, conhecer e avaliar oportunidades e ameaças

 

Conhecer a concorrência é, de fato, imprescindível. Por isso, é importante elaborar um estudo detalhado que, sem dúvida, pode ser centrado nos seguintes aspectos:

  • O mercado é, de fato, dominado por um ou vários concorrentes?
  • Afinal, quais os preços praticados pelos produtores concorrentes?
  • Qual a forma de controle dos circuitos de distribuição?
  • É possível a entrada de novos exportadores? Dessa forma, quais as suas possibilidades de competição?
  • De acordo com a análise de mercado, existe, antes de mais nada, algum segmento não atendido eficazmente, que possa representar uma oportunidade comercial?
  • Portanto, quais as perspectivas de expansão dos concorrentes neste mercado?

Entre em contato
envie sua mensagem

WhatsApp chat