As estratégias de fidelização de pacientes são, sem dúvida, fundamentais para manter a boa rentabilidade do seu negócio. Além da garantia das consultas recorrentes, ter uma base de pacientes estável significa, portanto, reunir mais indicadores do serviço que o médico oferece.
Na prática, entretanto, nem sempre as Clínicas e Consultórios dedicam a atenção necessária para esta área. Por isso, optam mais por ações que visam a captação de novos pacientes.
No entanto, reter e relacionar pacientes pode ser o que a clínica precisa para ter um negócio sustentável e lucrativo. Além disso, quando há muita concorrência, a fidelização de pacientes torna-se ainda mais importante.
Confira abaixo alguns motivos para se preocupar em reter pacientes:
Se seu negócio não está retendo pacientes como deveria, certamente não conseguirá fidelizá-los. Os benefícios de ter pacientes fidelizados são muitos e vão desde a maior geração de valor do serviço até a propaganda gratuita feita através do famoso marketing “boca-a-boca”.
É mais vantajoso trabalhar a retenção e fidelização de pacientes do que investir em novas estratégias de atração de público alvo. Por exemplo, se você tem 100 pacientes e 30 deles param de consumir seu serviço e você não pensar em retenção, precisará conquistar 30 novos pacientes para cobrir este déficit.
A retenção funciona como um indicador da qualidade do produto ou serviço oferecido. Então, se seus pacientes estão “deixando você”, é sinal que algo está errado.
É difícil prever lucro, demanda e outras coisas do tipo quando se tem uma baixa taxa de retenção.
Entretanto, quando a clínica tem uma retenção de pacientes alta é possível contar com o retorno dos mesmos, o que ajuda no planejamento de gastos e evita déficits.
A fidelização de paciente é um conceito fundamental na área da saúde, especialmente em clínicas médicas e consultórios. Se trata da prática de construir relacionamentos duradouros e confiáveis com os pacientes, de
modo a mantê-los engajados e satisfeitos com os serviços oferecidos.
Existem várias estratégias que podem ser empregadas para promover a fidelização de pacientes, sendo elas:
atendimento de qualidade, comunicação eficaz, atenção personalizada, acompanhamento pós-consulta,
facilidade no agendamento, programas de fidelidade, feedback e melhorias.
Já parou para pensar como realizar a fidelização de pacientes?
Criar estratégias de fidelização de pacientes por meio do marketing de relacionamento é uma ótima maneira
de reter clientes, principalmente por se tratar de um público que merece atenção especial. Quem procura
ajuda médica, salvo exceções, geralmente sente alguma dor ou tem um problema, e espera receber um
acolhimento afetuoso.
Alguns pontos a serem trabalhados na etapa de fidelização são: proporcione um agendamento eficiente,
implemente o prontuário eletrônico, ofereça a opção de teleconsulta, mantenha um relacionamento próximo
com o paciente, treine os colaboradores com frequência, garanta um ambiente agradável e evite atrasos.
A fidelização de pacientes não apenas beneficia a clínica, mas também os próprios pacientes, que recebem
um cuidado de saúde consistente e de alta qualidade ao longo do tempo. Além disso, pacientes satisfeitos
têm mais probabilidade de recomendar os serviços de saúde a amigos e familiares, contribuindo para o
crescimento da clientela da instituição médica. Portanto, é um aspecto crucial da gestão de cuidados de
saúde no Brasil.