Porém, na correria do dia a dia alguns erros podem passar desapercebidos, gerando perdas de clientes e até desmotivação de funcionários.
Mais do que saber fazer o correto, também é preciso ter ciência do que não fazer para que a gestão seja feita da melhor forma. Para te ajudar destacamos abaixo os dois principais erros cometidos nas clínicas e consultórios e te explicamos o porquê você deve evitá-los.
Esse é o erro mais comum que se encontra nas clínicas e consultórios. Uma gestão ingenuamente baseada no conceito “aqui todos fazem tudo.” À primeira vista pode até parecer algo positivo, afinal de contas, todos os funcionários estão preparados para qualquer atribuição. Porém, isso demonstra uma grande defasagem na delegação de funções comprometendo o todo.
O problema nessa questão de todos fazerem tudo, é não ter definido papéis e responsabilidades para cada funcionário, ou seja, quando acontecer um problema no gerenciamento da agenda ou então algum problema no atendimento com algum paciente, quem o gestor deverá cobrar se todo mundo faz tudo e não existem processos e atribuições bem definidas? Quem deverá ser elogiado quando houver algo bem-feito? Quem receberá o feedback por determinada atribuição bem ou mal realizada? Entende a complexidade desses problemas?
É contraprodutivo o profissional médico convocar constantemente reuniões com a equipe completa para transmitir feedbacks. Por outro lado, se em sua clínica ou consultório existe uma estrutura bem definida, com as atribuições de cada colaborador bem alinhadas, fica muito mais fácil fazer follow-up’s rápidos e individuais com cada funcionário mediante a cada situação ocorrida.
Portanto, essa é uma questão das mais importantes para se obter um consultório muito bem gerido. Um gestor tem que saber delegar as responsabilidades para sua equipe.
Em algum momento você já ouviu aquela famosa frase, “ninguém vende aquilo que não compra?”. Então, se você não trata seus funcionários com a mesma atenção que oferece aos seus pacientes, certamente terá alguns problemas com a motivação da sua equipe em um futuro próximo.
Valorizar seus colaboradores é vital para a evolução da empresa. Um trabalhador feliz, que se sente valorizado transmite satisfação, realiza suas funções com prazer e consequentemente gera aumento de produtividade. Portanto, ter um programa de benefícios para sua equipe garante que ela trabalhe mais feliz e motiva, e por consequência venda os seus serviços de maneira mais intrínseca, genuína e verdadeira, gerando crescimento para seu negócio.
Oferecer salários competitivos, programas de benefícios, promover ações de incentivos e de engajamentos e também proporcionar condições justas de trabalho são algumas das ações básicas para se construir um quadro de funcionários que vestem a camisa da empresa.
Lembre-se sempre que a emoção é um fator crucial no processo de vendas, portanto, ao fornecer para sua equipe uma ótima experiência no trabalho diário, no momento da venda, essa sensação será transparecida para o cliente, resultando em uma ótima experiência também para o cliente.
Não possuir um programa de valorização para seus funcionários é um grande erro cometidos por muitas clínicas e consultórios espalhados pelo país. Seja qual for o serviço, o cliente, mesmo que inconscientemente, sempre espera vivenciar uma experiência única do começo ao fim do atendimento e uma equipe de funcionários motivada e feliz pode ser o detalhe que te diferencie do seu concorrente e fidelize seu cliente.
Evitando esses dois erros, é o primeiro passo para que sua Clínica ou Consultório esteja muito mais organizada e possa fornecer uma experiência satisfatória para seus clientes.
Você sabia que a MedConsulting pode te ajudar no gerenciamento da sua clínica ou consultório fazendo com que você tenha uma equipe coesa e sempre alinhada com seu propósito? Entre em contato conosco e agende uma reunião.