De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), hoje existem cerca de oito mil registrados pelo órgão. Assim, com as oportunidades do ramo, esse número tende a crescer nos próximos anos. É por isso que investir em marketing médico ético é tão importante.
A dermatologia clínica é a especialidade que se dedica, principalmente, a cuidar dos problemas do maior órgão do corpo: a pele. O profissional especializado realiza diagnósticos e previne, bem como indica os melhores tratamentos. Para, então, garantir ao paciente o bem-estar e uma vida saudável. Os focos principais são doenças que atrapalham a rotina como, por exemplo, a acne. Além disso, diversos tipos de alergias da pele, a parte capilar, foliculite, câncer de pele, herpes, hiperidrose, machas, entre outros.
Já a dermatologia estética se dedica a cuidar de prejuízos estéticos que podem acometer os pacientes. Cuidando, em primeiro lugar, da beleza da pele, cabelos e unhas. Assim, com tecnologia avançada, consegue prevenir o envelhecimento cutâneo, mexendo e melhorando a autoestima.
Hoje, investir em marketing médico ético é uma necessidade para os dermatologistas, já que nessa era digital a relação dos prestadores de serviços com o público mudou. Desse modo, essa ação garante estratégias eficazes pensadas especificamente para cada caso. Agindo, sobretudo, para atingir os resultados esperados.
Com o marketing é possível:
O marketing de relacionamento é muito importante para o médico criar uma rede de clientes. Esta área engloba estratégias de construção e disseminação da especialidade e do próprio profissional, afim de gerar fidelização e autoridade no setor.
O profissional também tem que fazer com que o paciente tenha boas experiências em sua clínica, fazendo com que a indicação boca a boca também seja feita espontaneamente. Com isso, a empresa cria uma base de relacionamento a quem pode oferecer vantagens.
O marketing digital usa um conjunto de atividades e ferramentas disponibilizadas pela tecnologia para atrair novos clientes, criar um relacionamento e desenvolver a imagem e especialidade médica através de blogs, sites, motores de busca, mídias sociais e e-mail.
Por meio dele é possível calcular detalhadamente o retorno de cada investimento, definindo métricas claras e simples de medir.
Hoje, já existem empresas especializadas em fazer toda consultoria médica no ambiente digital, uma das vertentes oferecidas pela MedConsulting, que cria maiores oportunidades para os médicos e clínicas, dando o direcionamento correto para aumentar seu negócio.
Para atingir o sucesso, o médico deve ter uma base de clientes e sempre colocar em prática o marketing de relacionamento. Junto a isso deve-se usar todas as ferramentas disponíveis no marketing digital para se difundir no ambiente on-line.
Além de todas as ferramentas do marketing, o médico também deve seguir as regras instauradas pelo Manual de publicidade médica, do Conselho Federal de Medicina.
Existem uma série de normas que devem ser seguidas, entre elas: é expressamente proibido garantir, prometer ou insinuar bons resultados; apresentar, em público, técnicas e métodos científicos que devem limitar-se ao ambiente médico do tratamento; e usar de forma abusiva, enganosa ou sedutora representações visuais e informações que possam induzir a promessas de resultado.
Veja o manual completo neste link: https://bit.ly/2tgH71m