Liderança é a capacidade de conduzir um grupo de indivíduos ao sucesso de forma conjunta e uniforme. Assim, os transforma em uma equipe que gera resultados. As habilidades necessárias consistem em motivar e influenciar, de forma ética e positiva. Dessa forma, contribui voluntariamente, e com entusiasmo, para que os objetivos da equipe e da organização sejam alcançados.
Quando a clínica não tem um pilar central com liderança ocorrem as falhas no processo assim como conflitos intermináveis entre funcionários e médicos. O impacto disso reflete, sem dúvida, no paciente e na falta de qualidade no atendimento. Destacamos quatro comportamentos de um
líder comprometido. Desse modo, auxilia a construir esse perfil no âmbito tão ímpar que é área médica:
Comunicar de maneira eficaz a estratégia do negócio à toda a organização. É importante todos os colaboradores estarem cientes das metas da clínica.
A comunicação é uma das habilidades de liderança mais importantes para qualquer gestor. Mais do que saber falar ou delegar tarefas, é preciso saber ouvir as reclamações, problemas e angústias de sua equipe. A fim de conquistar a confiança de cada um.
Implementar o feedback é uma saída eficaz para traçar os pontos positivos e negativos. Mas não é ouvir e falar de qualquer maneira.
Quando se trata de relações interpessoais é necessário ter tato, bem como aprender a lidar com as próprias falhas, por mais difícil que isso soe.
Fica muito claro que dar um retorno aos seus funcionários, bem como estar presente e sempre receptivo às opiniões deles, é um dos
itens que realmente podem fazer a diferença no bom andamento de sua clínica. Não só para cada um de seus colaboradores, mas também para a
corporação em geral, que passará a funcionar melhor.
Expressar otimismo sobre a clínica e o seu futuro, para que o colaborador possa enxergar oportunidades e se sentir parte do processo. Então, uma ideia para criar essa interação é fazer o planejamento com os colaboradores, fundando-se em quatro questões principais:
Construir as habilidades de liderança de sua equipe. Capacite sua equipe para o domínio das atividades exercidas e que, desse modo, consigam trazer soluções de forma proativa, para ter excelência no processo. Seguem cinco dicas para incentivar seus funcionários a melhorar a qualificação:
Agir no interesse da comunicação como um todo. A pesquisa de clima é uma ferramenta eficaz onde os colaboradores indicam os pontos fracos e fortes e, a partir disso, podemos traçar um plano estratégico com medidas de liderança. Seguem cinco benefícios ao aplicar a PCO sua empresa irá obter:
É IMPORTANTE reservar um intervalo semanal para conversar com a equipe e realinhar os processos. Através da comunicação conseguiremos obter grandes ideias para ocasionar excelentes resultados.
A MedConsulting ajuda os líderes de empresas médicas a se capacitarem e a melhorar os processos e as habilidades dos colaboradores de suas clínicas médicas e consultórios. Entre em contato conosco e veja como podemos te ajudar a se tornar um grande líder e a melhorar a sua convivência com os liderados.