Em uma pesquisa sobre como economizar em tempos de crise, encontramos algo muito interessante. E que, ao mesmo tempo, poucos empreendedores tem ciência sobre esse acontecimento. Você sabia que, por falta de planejamento, gastamos cerca de 18% da nossa renda para pagar juros? No dia 24 de Fevereiro deste ano, Gustavo Cerbasi um dos maiores consultores financeiros, disse em uma entrevista para a revista Você S/A que, para identificarmos e realizarmos certa programação para as despesas, é necessário, principalmente, mapear seus gastos. Ele já considerado, pela revista Época, um dos 100 brasileiros mais influentes. Em questão da educação financeira tanto no quesito finanças pessoal quanto no mundo empreendedor.
Então, é como se fazer um hemograma que identifica onde ocorre o desequilíbrio financeiro. Se na triglicéride, no colesterol ou no número de leucócitos, por exemplo. Assim, a partir daí sabemos qual é o problema e o que, de fato, devemos tratar para restabelecer nosso equilíbrio financeiro.
Ao se tornar um empreendedor e alcançar sucesso, o primeiro passo é saber administrar seu tempo. Desse modo é possível ter controle rígido do dinheiro e de suas finanças como um todo. Assim, é necessário registrar todas as operações em seu fluxo de caixa. Mas, ATENÇÃO! Até os pequenos gastos devem ser considerados. Afinal eles podem ser os maiores vilões do seu orçamento.
Através desse levantamento, o empreendedor consegue organizar as despesas e ter controle sobre a sazonalidade de cada mês.
Ter educação financeira é algo difícil e trabalhoso, porém, permite realizar planejamento e organização, fazendo o empreendedor médico planejar e materializar o quanto custa realizar aquele sonho, para que este se torne realidade. Pode ser a tão sonhada expansão da clínica, ou a abertura de um consultório novo, ou uma boa reforma, não importa: se souber o quanto você poupa e gasta, poderá ter este valor em mãos e o quanto deverá economizar, para depois analisar se a economia esta sendo suficiente para realizar o que você planejou.
Reforçamos: verifique todos seus gastos e incentive seus funcionários a se educar para não deixar as despesas fugir do controle, como desperdício de material, a contratação de despesas desnecessárias e até mesmo o atraso de contas para não acarretar juros e aquela despesa ser maior do que o esperado.
As vantagens de uma boa administração financeira são inúmeras, e podem trazer o benefício de aproveitar melhor os resultados da sua clínica ou consultório e até mesmo analisar alternativas que o mercado propõe para possíveis financiamentos, investimentos futuros. Com tudo funcionando, o médico consegue ter um panorama geral de seu caixa, visando o aumento de sua lucratividade.
Nós da MedConsulting, realizamos consultorias especializadas na área médica e temos os fundamentos necessários para diminuição de despesas, aumento de receita e controle de fluxo de caixa. Trabalhamos com a prática contábil aliada ao conhecimento financeiro de nossos especialistas, com o intuito de implantar e manter a educação financeira do seu negócio. Conte conosco!
Evelyn Teixeira
MedConsulting Desenvolvimento de Negócios